Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Atividades marcam Semana de Aleitamento Materno em São Gonçalo

A intenção é mostrar a importância da amamentação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2021 - 11:48
 Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes
Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes -

A primeira semana do mês de agosto é marcada pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. No entanto, o Agosto Dourado será marcado por eventos em São Gonçalo durante todo o mês em várias unidades de saúde. Serão rodas de conversa com mães, gestantes e lactantes e uma live através do canal do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindspef).    

A intenção é mostrar a importância da amamentação e estimular o ato pelo maior período possível. Na conversa, as mães poderão tirar suas dúvidas sobre o tema e receber orientações sobre os mitos e verdades do aleitamento materno. Com o slogan "Proteger a amamentação - uma responsabilidade de todos", a primeira atividade acontece no Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim, no dia 3 de agosto, às 9h30.    

“As rodas de conversa servirão para dar muitas dicas e desvendar mitos sobre o aleitamento materno, como a qualidade do leite, amamentação cruzada, amamentação e nova gestação, alimentação da mãe, entre outros. É muito importante frisar que o leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. A criança que mama no peito tem mais saúde e adoece menos”, contou Aline Aguiar, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo.     

No dia 6 de agosto, as dicas e informações poderão ser acompanhadas por todos os gonçalenses através de uma live pelo facebook do Sindspef (Sindspef-SG), a partir das 18h30. A apresentação será feita por Aline Aguiar, que também é da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de São Gonçalo; Ana Paula Seixas de Souza, psicóloga do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da cidade; e Nívia Angélica Alves Barbosa, vice-presidente do Sindspef e servidora da cidade há 21 anos.

Todos os eventos têm como objetivo apoiar e fortalecer a amamentação. “O movimento, que é internacional, mostra a importância do tema. Nós vamos reforçar durante todo o mês de agosto, mas ele é sempre explorado no Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da Clínica do Mutondo”, finalizou Aline.

Atividades 

03/08: Posto de Saúde Ana Nery, no Gradim, às 9h30 

06/08: Live pelo facebook do Sindspef (Sindspef-SG), a partir das 18h30

06/08: USF Apolo III, às 14h

10/08: Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, às 9h30

16/08: USF Aníbal Porto, Monjolos, às 10h 

16/08: USF Geremias de Mattos Fontes, Bom Retiro, às 14h

17/08: Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho, às 14h

19/08: USF Vista Alegre, às 10h 

19/08: Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, às 8h30

20/08: Posto de Saúde Ary Teixeira, Jardim Bom Retiro, às 9h30

24/08: Posto de Saúde Largo da Ideia, às 11h

25/08: Clínica da Família do Marambaia, às 9h

25/08: USF Louis Pasteur, Guaxindiba, às 13h 

26/08: USF Luiz Paulo Guimarães, Laranjal, às 14h

26/08: Posto de Saúde Roberto Silveira, Vista Alegre, às 10h

31/08: Posto de Saúde Juarez Antunes, Boa Vista do Laranjal, às 10h

Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno    

A Clínica Gonçalense do Mutondo mantém o atendimento fixo para as mamães e gestantes que precisam de ajuda, orientações e também para tirar dúvidas sobre o aleitamento materno. Todas as quartas, quintas e sextas, sempre das 9h às 17h.      

As mães que fazem parte do grupo aprendem sobre as principais dificuldades da amamentação, recebem dicas para driblá-las e orientações – durante a gestação e no pós-parto.     

“As mamães também recebem orientação nutricional, introdução alimentar nos bebês, sobre os direitos da mãe e da criança, suporte, apoio emocional e incentivo à doação de leite materno”, explicou Aline.      

São Gonçalo não tem banco de leite, mas as doações podem ser feitas na unidade. O leite é levado para o banco de leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói. O espaço também aceita doação de frascos de vidro com tampa plástica.

Serviço 

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

Rua Alfredo Backer, 358, Alcântara, em frente ao 7º Batalhão de Polícia Militar. 

Telefone: (21) 3857-2139

Contatos: email: aleitamento.sg@gmail.com

Instagram: @grupoapoioaleitamentomaterno

Facebook: Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno

Matérias Relacionadas