Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Onda de frio causa mudança brusca de temperatura a partir desta quarta-feira

De 32ºC nesta terça-feira, a temperatura não deve passar dos 18ºC na quinta

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 27 de julho de 2021 - 15:46
Temperaturas vão cair a partir da noite desta terca
Temperaturas vão cair a partir da noite desta terca -

A semana que começou com calor e céu azul promete uma virada a partir da próxima quarta-feira. Por isso, aproveite o sol enquanto há tempo, pois uma frente fria seguida logo após de uma massa de ar polar se aproxima do estado trazendo um frio sem precedentes no ano de 2021. De terça para quinta-feira (29), a temperatura deve despencar mais de 10ºC, chegando a máxima de 17ºC, contra os 32ºC desta terça-feira.

Os 31° graus desta terça em Niterói dificilmente se repetirá até a próxima semana
Os 31° graus desta terça em Niterói dificilmente se repetirá até a próxima semana |  Foto: Filipe Aguiar
 

Desde a última semana, tem se falado muito sobre a frente fria que se aproxima. Mencionando até a possibilidade de neve na Região Metropolitana do Rio, alguns já estão se preparando fortemente para o frio. Porém, segundo o mestre em meteorologista João Caetano Mancini, integrante da consultoria 'Tempo Ok' há um certo exagero e até algumas fake news sobre a frente fria, como o fato dela ser a mais intensa do século. 

"Não acho que vai ser a onda de frio mais intensa do século, mas acho que vai fazer bastante frio e tem sim o potencial de ser a onda de frio mais forte do ano.", disse Caetano, que adicionou que essa frente fria pode durar mais que as outras aqui pelo estado. "Acho que mais do que a queda da temperatura em si, tem que falar também sobre a persistência do frio. A gente vai ficar aí com temperaturas baixas acho que pelo menos até quarta-feira que vem, quinta-feira, na ordem de uma semana com as temperaturas amenas e as máximas não devem subir muito além de 20ºC  e as temperaturas mínimas devem ficar uma semana mais ou menos entre 13ºC e 14ºC. Pode ser que pontualmente fique mais frio, com 11ºC e 12ºC.

O meteorologista ressalta que o frio intenso deve chegar com tudo entre a noite de quinta e madrugada da sexta-feira (30), onde a temperatura não passará dos 18ºC, mas sem possibilidade de chuva, como acontecerá na quarta-feira.

"O ar frio em si começa a invadir o Sul Fluminense entre a quinta-feira, principalmente ao longo da tarde, mas o ápice do frio por aqui deve ser entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira.", alertou.

A última onda de frio intensa que foi tão temida e comentada aconteceu entre os dias 21 a 26 de julho de 2013, quando uma massa de ar polar vinda da Antártica se juntou com um ciclone extratropical que estava no Atlântico Sul, o que impulsionou uma intensa umidade marítima em direção ao Brasil e provocou temperaturas baixíssimas, com geadas e neve em quase todos os estados das regiões Sul e Sudeste.

Matérias Relacionadas