Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2334 | Euro R$ 5,5809
Search

Argentina passa a adotar 3ª opção de gênero no RG

Ação é considerada mais uma vitória para a comunidade LGBTQIAPN+

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de julho de 2021 - 19:39
Imagem ilustrativa da imagem Argentina passa a adotar 3ª opção de gênero no RG

Alberto Fernández, presidente da Argentina, anunciou ontem (21) uma nova versão do DNI, o documento nacional de identidade do país. Agora, ele permite aos cidadãos argentinos a declararem o gênero como uma das três opções: feminino (F), masculino (M) ou não-binário (X). As informações são do jornal Argentino Clarín. 

Segundo a regulamentação, o X apresenta "não-binário, indeterminado, indefinido, autopercebido, não declarado; ou outro significado com o qual a pessoa que não se sinta incluída no binário masculino-feminino possa ser identificada". A terceira opção se estende a apátridas, refugiados e estrangeiros com direito ao DNI ou documentação semelhante. 

A determinação tem 120 dias para ser implementada, levando em conta as adaptações necessárias de sistemas, tecnologia e regulamentação. Para garantir a inclusão, o decreto instrui o Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade a treinar os funcionários de órgãos da administração pública em temas de diversidade. Para que a novidade seja "aplicada em condições de respeito aos direitos das pessoas transgênero e intersexo". 

Pelos acordos do Mercosul, o DNI pode ser utilizado como passaporte para viagens no bloco. Por isso, o Ministério das Relações Exteriores se comprometeu a notificar a mudança para a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) e ao próprio Mercosul. 

O que significa LGBTQIAPN+?

LGBTQIAPN+ é uma sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais. 

Matérias Relacionadas