Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Novo comandante assume o Batalhão da PM em Niterói

A nomeação ocorreu nesta quarta-feira (21)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de julho de 2021 - 13:18
Solenidade de troca de comando será na terça-feira
Solenidade de troca de comando será na terça-feira -

O tenente-coronel Roberto Christiano Dantas assume o comando do Batalhão da PM em Niterói (12°BPM). O novo comandante, que é niteroiense, entra no lugar de Sylvio Guerra, que estava a frente do batalhão desde 2019. Embora este seja um novo desafio, esta não é a primeira experiência do comandante a frente de um batalhão. Roberto Christiano Dantas ingressou na Polícia Militar em 1994 e, desde então, comandou outros cinco batalhões pelo estado. O tenente-coronel já comandou o 21º BPM (São João de Meriti); o 20º BPM (Mesquita/Nova Iguaçu); 25º BPM (Cabo Frio); 18º BPM (Jacarepaguá); 9º BPM (Rocha Miranda) e agora o 12º BPM (Niterói).

Apesar da troca de comandos, Dantas diz que pretende dar continuidade a algumas das medidas tomadas pela gestão anterior, que conseguiu reduzir significativamente os índices de criminalidade no município. Para o experiente comandante, o fato de ser morador da cidade é um 'empurrão' a mais para o batalhão continue prestando bons serviços à comunidade. 

"Como a gente mora em Niterói, a gente tem um sentimento muito grande de fazer o melhor pelo nosso município, eu vou ser cliente do meu próprio serviço.", ressaltou o comandante. 

O novo comandante reconhece a importância do batalhão de Niterói no estado e pretende juntar forças com outros órgãos de segurança pública e membros da sociedade civil para dar continuidade aos bons serviços da gestão de Sylvio Guerra e melhorar alguns pontos que podem, em seu ponto de vista, ser aprimorados.

"É um desafio novo, até porque é um batalhão que tem uma expressão bastante importante no estado do Rio de Janeiro. A gente pretende dar continuidade a algumas das ações do comandante que está deixando o posto, que eu entendo que são positivas e, possivelmente, melhorar algumas coisas que nós entendemos que podem melhorar, juntamente com alguns conselhos comunitários, com a sociedade civil organizada, os demais órgãos de segurança pública: Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério Público e as prefeituras, guardas municipais, fazendo um trabalho conjunto", disse o comandante, que completou: "Uma parceria com todos esses órgãos com o objetivo de proporcionar aos moradores de Niterói e Maricá uma segurança de qualidade".  

Um dos quesitos apontados por Dantas é uma maior valorização da tropa, pois, segundo ele, uma tropa que se sente valorizada reflete em bom serviço nas ruas. 

"A gente pretende fazer umas mudanças, uma valorização da tropa, para que ela tenha motivação também de ir na rua e fazer melhor dela. A gente procura sempre dar dignidade a tropa, é uma marca que nós temos. Procuramos proporcionar uma maior dignidade a tropa para que ela replique isso junto a sociedade.", finalizou.

Nesta quinta-feira (22), Dantas deve se encontrar com Sylvio Guerra, que não está mais no 12° BPM e foi transferido para o 4° Comando de Policiamento de Área. No encontro, os assuntos serão os índices de criminalidade no município e os objetivos da corporação, que no momento é chefiada pelo subcomandante tenente-coronel Aristeu de Góes.

A cerimônia de troca de comando do Batalhão de Niterói será na próxima terça-feira (27), ainda sem horário definido.

Itaboraí

O Batalhão de Itaboraí (35°BPM) também passou por mudanças. O comando do tenente-coronel Cristiano Braga Alves, que estava desde outubro de 2020 no cargo, passou para o tenente-coronel Gilbert dos Santos.

Matérias Relacionadas