Dia do Amigo: conheça a origem e as histórias por trás da celebração da data
Rede Outback lança campanha especial para a semana do amigo

Comemorado nesta terça-feira (20) em diversos países do mundo, tais como Uruguai, Moçambique, Brasil e Argentina, o dia do amigo foi criado para celebrar a paz e a amizade entre todos os povos e seres do planeta. Contudo, existem algumas controvérsias a respeito de sua criação.
Na América Latina, a criação do feriado é atribuída ao dentista, músico e professor de psicologia argentino Enrique Ernesto Febbraro. O professor teria sido inspirado pela chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969 e enviado milhares de cartas a países de todo mundo propondo a comemoração da data.
Para Febbraro, aquele pequeno passo do astronauta Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na superfície lunar representava de fato um grande salto para a humanidade e não só do ponto de vista da ciência. Emocionado pelo contexto histórico e político de seu tempo, o músico viu naquele momento a oportunidade de criar uma nova era para a humanidade, marcada pela paz e a união entre todos os povos.
À época, o mundo passava por uma série de insurreições motivada pelas Revoluções Estudantis de Maio de 1968, que pregavam a liberdade, a cultura, o fim das sangrentas guerras, como a do Vietnã, que abalavam todo o mundo, a ampliação dos direitos civis e a paz mundial.
Na Argentina, estas culminaram no chamado “Cordobazo” de maio de 1969, uma insurreição popular liderada por Elpídio Torres e Atilio López contra a autoproclamada “Revolução Argentina”, essencialmente, uma ditadura militar. As insurreições se estenderam até 1972 e no ano seguinte acabaram conquistando a convocação de eleições gerais no país. Dessa forma, para Febbraro o que estava diante de seus olhos era o fim de um tempo de tirania e a oportunidade de construir novos laços com civilizações de todo o universo.
No Rio de Janeiro, o "Dia do Amigo” foi instituído por lei através de um decreto municipal promulgado no dia 1º de agosto de 2013 e os créditos pela celebração da data concedidos a Febbraro.
Ainda assim, a versão da ONU para a sua celebração é outra e data de um momento histórico anterior à chegada do homem à Lua. A data oficial para a comemoração segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é o dia 30 de julho. Além disso, ela é tida como conseguinte histórico da Cruzada Mundial da Amizade, idealizada pelo médico paraguaio Ramón Artemio Bracho em 1958, com o intuito de relembrar a importância da amizade entre os seres humanos e fomentar a cultura da paz.
Assim, no dia 27 de abril de 2011, a 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a proposta de celebração internacional da data apresentada conjuntamente por 43 países de todo mundo, incluindo o Brasil, e instituiu o dia 30 deste mês como o “Dia Internacional do Amigo”.
Em meio às controvérsias sobre a data de celebração do feriado, sobressaem suas características em comum, a promoção do sentimento de união e da criação de novos laços. Pensando nisso, o Outback Brasil está promovendo nesta terça-feira (20) uma iniciativa que tem como objetivo construir novos laços de amor e carinho entre cãezinhos precisando de um lar e pessoas dispostas a adotar um amigo. A iniciativa é uma parceria com a Petz, para mais informações é só acessar o site da empresa no link: https://www.outback.com.br/diadoamigo.
Além disso, na compra dos Cãobo Ribs (Ribs on The Barbie + Iced Tea de 500ml) e Cãobo Wings (Super Wings + 1 Growler de 1L de Chopp Brahma), por R$ 89,90 cada, você ganha direito à uma coleira customizada com estampa exclusiva (disponível nos tamanhos P, M e G). Os combos idealizados especialmente para a campanha só estarão disponíveis no Ifood até o próximo domingo (25).