Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Pelo segundo mês consecutivo, São Gonçalo registra queda no número de sepultamentos por Covid-19

Redução no número de enterros em relação ao mês anterior é de quase 40%

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 19 de julho de 2021 - 16:16
Em média, 7 vítimas da Covid-19 foram sepultadas todos os dias em SG no mês de junho
Em média, 7 vítimas da Covid-19 foram sepultadas todos os dias em SG no mês de junho -

O município de São Gonçalo registrou mais uma redução no número de sepultamentos por Covid-19. Depois de um aumento de 54% no mês de abril e uma queda de 17% no mês de maio, a redução de enterros de vítimas do novo coronavírus no mês de junho foi de 39% em relação ao mês anterior. Os dados indicam que a queda pode ter sido impulsionada pelo avanço da campanha de vacinação na cidade, que já vacina pessoas a partir dos 18 anos de idade. 

De acordo com o levantamento mensal do OSG, com base nos dados dos dois cemitérios particulares da cidade, o Cemitério Parque da Paz e o Memorial Parque Nycteroy, no Pacheco e em Laranjal, respectivamente, além dos cemitérios municipais, cujos dados são fornecidos pela Prefeitura de São Gonçalo, o número total de sepultamentos no município durante o mês de junho foi de 796, sendo 222 vítimas da doença. Em maio, o número de vítimas fatais do novo coronavírus foi de 365. Uma redução de 39% em relação ao mês passado.

Em média, foram sepultadas por dia em São Gonçalo sete vítimas da Covid-19. Em maio, esse número era de 11 vítimas diárias. 

Segundo o último boletim epidemiológico da Prefeitura de São Gonçalo, divulgado no último sábado (17), o município registra 105.499 casos confirmados de coronavírus. Destes, 97.293 já se recuperaram e 2.855 faleceram em decorrência da doença. No último sábado, foram contabilizados 15 óbitos, mas, de acordo com a prefeitura, as mortes aconteceram entre 16 de abril e 13 de julho e estavam sob investigação. Hoje, São Gonçalo está na Fase 1 - ou Fase Amarela - do Covidímetro, o que representa que a cidade apresenta baixo risco de contaminação por Covid-19.

Situação dos leitos para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo

Atualmente, São Gonçalo tem 142 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19, três a menos que no mês passado. Os leitos estão divididos em 79 de enfermaria, 57 de CTI e 6 leitos de Sala Vermelha. 

Do total de 142 leitos, 48 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de aproximadamente 34%. A situação é mais crítica no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, que tem 11 dos seus 17 leitos de CTI ocupados. Também é preocupante a situação no Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas, que tem 5 dos seus 7 leitos de CTI ocupados, além de ter apenas 2 leitos de enfermaria livres para tratamento.

Vacinação em São Gonçalo

Após seguir com um dos calendários de vacinação mais acelerado do país, já chegando aos gonçalenses com mais de 18 anos, São Gonçalo segue com vacinação com a primeira dose suspensa. O município continua aplicando apenas a segunda dose nas pessoas que se vacinaram com a AstraZeneca. 

Desde o início da vacinação na cidade, São Gonçalo vacinou 573.466 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 21.873 receberam a vacina da Janssen.

Matérias Relacionadas