Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Gonçalo segue com baixo risco de contaminação por Covid-19

Indicadores epidemiológicos continuam em queda

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de julho de 2021 - 13:30
. A cidade perdeu mais dois pontos em relação à semana passada
. A cidade perdeu mais dois pontos em relação à semana passada -

Os índices que avaliam a contaminação da Covid-19 caiu pela terceira semana consecutiva em São Gonçalo. A cidade perdeu mais dois pontos em relação à semana passada e contabiliza quatro pontos no Covidímetro, se mantendo no baixo risco de contaminação (amarelo 1).

Os dois pontos perdidos são referentes à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de adultos, que caiu de dois pontos para nenhum. Os demais índices avaliados continuam com as mesmas pontuações – dois para variação de óbitos por covid-19 e outros dois pela variação de pacientes internados.  

Na semana 27/2021, que corresponde de 4 de julho a 10 de julho, os indicadores apontaram 47% de ocupação de leitos de UTI adulto, não contabilizando. Na semana anterior, eram 60% (2 pontos). Já a ocupação de leitos de enfermaria caiu de 31% da semana anterior para 19% nesta semana (0 ponto). A variação de óbitos pelo Coronavírus ficou com 0,82, totalizando dois pontos. Na semana anterior foi de 0,87, também contabilizando dois pontos. A variação de pacientes internados ficou em 0,74, obtendo 2 pontos, como na semana anterior. E, por último, a porcentagem dos casos da covid-19 notificados ficou em -16%, que também não pontuou.

Para ter a fase de risco determinada são avaliados cinco indicadores, que são: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) - o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente, e que são referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Matérias Relacionadas