Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7226 | Euro R$ 6,1833
Search

Pfizer propõe dose de reforço para conter a variante Delta

Atualmente, eficácia da vacina é de cerca de 60% contra variante

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de julho de 2021 - 15:39

As empresas Pfizer/BioNTech anunciaram, nesta quinta (8), que vão buscar autorização para uma terceira dose de sua vacina anticovid-19 para reforçar sua eficácia. A empresa afirmou que buscará autorização de uso emergencial da FDA (Food and Drug Administration) dos EUA para uma dose de reforço em agosto para conter a variante Delta.

A variante, encontrada inicialmente na Índia, está causando uma aceleração da pandemia, que já registra mais de quatro milhões de mortos, segundo balanço da AFP com base em dados oficiais. Isso levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a advertir que o mundo se encontra "em um ponto perigoso". 

O ministério da saúde de Israel deu um comunicado no início desta semana que viu a eficácia da vacina da Pfizer cair de mais de 90% para cerca de 64% com a disseminação do B.1.617.2 ou variante Delta.

A empresa disse que as doses de reforço de sua vacina, desenvolvida com a BioNTech, produzem níveis de anticorpos neutralizantes cinco a dez vezes maiores do que os produzidos após duas doses.

Número de mortos recua

Quase 16 meses depois do início da pandemia que está arrasando o mundo inteiro, o total de casos de covid-19 passa de 185 milhões, conforme balanços oficiais. Para a OMS, no entanto, este número pode se muito maior. A média diária de óbitos na última semana foi de 7.870 e continua recuando, pouco a pouco - um número distante das 13.700 mortes por dia registradas no final de abril e início de maio.

Matérias Relacionadas