Governador do Rio visita SG para inaugurar base da PM em Santa Izabel
Ele também vai verificar obras do viaduto no Jardim Catarina

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, inaugurará, amanhã (03), a nova base de atuação dos agentes da 4° Cia do 7ºBPM (São Gonçalo) no bairro de Santa Izabel. A ideia da nova base é ajudar a diminuir a violência nos bairros do Anaia, Candoza e Pacheco e região. Alguns destes bairros foram sede de uma guerra de facções pelo controle do tráfico de drogas recentemente.
Em matérias anteriores de OSG, o tenente-coronel Gilmar Tramontini, que atualmente comanda o 7° BPM, explicou que o principal objetivo da mudança de localização da 4º Cia para o bairro de Santa Izabel é ter uma base avançada para realização tanto de operações quanto o patrulhamento rotineiro nessas regiões.

O comandante da 4° Cia e responsável pela base em questão, assim como os demais prefixos de policiamento, tenente Lorenzoni informou que as obras da unidade estavam em execução desde o ano passado. Ele ressaltou que, após a inauguração, cerca de 60 homens estarão na nova base por dia, fortalecendo a segurança pública da região.
"A 4ª CIA será a base dos Grupamentos de Ações Táticas (GATs) e ocupações, assim como de mais três equipes de radiopatrulhas. As novas instalações foram projetadas para a otimização das atividades, visando um melhor aproveitamento do efetivo nas ruas. É uma obra recém construída que irá facilitar a rotina dos nossos policiais e nos dará a facilidade de manter um efetivo operacional sendo empregado de forma destacada, aumentando a sensação de segurança da população daquela região", contou ele.

Já o tenente-coronel Gilmar Tramontini, que está a frente do 7º BPM desde julho de 2019, explicou que essa base é mais um apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o policiamento em São Gonçalo. "Mais uma vez o Governo do Estado e a Secretaria de Polícia Militar realizam um gesto que solidifica e demonstra a atenção, o cuidado e o zelo da parte deles com São Gonçalo", contou.
Quem também se sente mais segura com a nova instalação é a população da região. Thiago Monteiro, de 32 anos, mora na localidade desde os 2 anos, e já vê mudanças antes mesmo da inauguração da nova base. "Acredito que vai ser muito bom pro nosso bairro ficar ainda mais seguro. Desde o ano passado, quando começaram a instalação aqui, já começou tudo a melhor. Temos o sentimento de nós sentirmos mais seguros!", contou o administrador.

Um outro morador, nascido e criado em Santa Izabel, e que trabalha na região, conhecido como Sandro Costa, de 47 anos, acredita que a nova base pode melhorar sim o bairro. "Até o momento, melhorou sim, mas ainda é superficialmente. Esperamos que a inauguração traga ainda maiores resultados", disse ele.
Viaduto no Jardim Catarina


O governador Cláudio Castro também fiscalizará as obras do viaduto do Jardim Catarina. A obra, que foi um pedido dos moradores do local, busca ajudar no trânsito na RJ-104, na altura da entrada do bairro do Jardim Catarina, em São Gonçalo. O viaduto terá 50 metros de extensão e duas pistas
A iniciativa partiu após críticas de moradores da região, que pediam uma melhora no tráfego de carros.
O prazo para a finalização do projeto, inicialmente, é para o início de 2022. Ao todo, o governo do Rio de Janeiro investiu mais de R$ 53 milhões na construção.
Procurado sobre as atualizações da obra e prazo atual para a finalização do projeto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) ainda não se pronunciou sobre o caso.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar confirmou que, neste sábado (03/07), o 7º BPM (São Gonçalo) vai inaugurar uma companhia destacada no bairro Santa Izabel, em São Gonçalo. Esta nova unidade compõe um total de quatro bases militares no município formado por noventa e um bairros.