Cartões Riocard do modelo antigo deixarão de ser aceitos em ônibus e vans no Rio
Cartões serão desativados no próximo sábado (3)

A partir do próximo sábado (3), ônibus comuns, vans legalizadas do Rio e o sistema BRT não aceitarão mais os antigos cartões de vale-transporte. A atualização dos validadores de todos os transportes de caráter público e coletivo do Rio de Janeiro será concluída nesta sexta-feira. A expectativa da RioCard é trocar cerca de 40 mil cartões antigos de clientes que deixaram a troca para a última hora.
A RioCard montou um esquema especial de atendimento em estações de maior movimento do BRT, terminais de ônibus convencionais e lojas Riocard Mais na cidade do Rio para que a substituição seja feita. Os que perderem o prazo deverão se dirigir a uma das lojas RioCard Mais até sexta-feira. A troca é apenas para cartões VT, pois o tipo Expresso já foi substituído e não há data marcada para os modelos de gratuidade.
De acordo com a empresa, a mudança é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. Desde a retomada do sistema de troca gratuita, em outubro de 2020, mais de 1,3 milhão de cartões antigos do tipo VT já foram substituídos pelo novo modelo, na cor laranja.
"É preciso lembrar que a troca dos cartões não termina na sexta-feira, mas o cartão antigo precisa ser substituído por conta da atualização dos equipamentos de leitura", avisa a gerente de Marketing da Riocard Mais, Melissa Sartori.
Os cartões que não forem trocados no prazo determinado (sexta-feira, dia 2 de julho) serão desabilitados para uso no transporte público. O saldo restante no cartão antigo será transferido automaticamente para o novo cartão Vale-Transporte quando o cliente concretizar a substituição dos modelos em uma das lojas Riocard Mais.
Para mais informações sobre troca de cartões, a RioCard divulgou o site ondeestamos.riocardmais.com.br. As lojas Riocard Mais funcionarão em dias úteis até as 19h com distribuição de senhas. Além disso, postos de troca em terminais rodoviários no Rio e Região Metropolitana, foram planejados.