Vídeo de aniversário em ala de Covid-19 em hospital é investigado (Veja)
A Secretaria Municipal chegou a ressaltar em nota que as velas acessas podem ser um grave risco na unidade de saúde do Rio Grande do Norte

Um vídeo que circulou pelas redes sociais, onde uma festa de aniversário acontecia em uma ala de pacientes com Covid-19, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O homem que aparece no vídeo tem 57 anos e está internado após contrair a doença.
Nas imagens, é possível notar que o paciente usa um respirador e está cercado por funcionários da unidade de saúde, além de outras pessoas que também estão internadas. Um bolo com velas acessas foi usado para comemorar o aniversário, e uma das pessoas presentes retirou o respirador para que o paciente pudesse sobrar as velas, e logo revelaram que dividiriam do bolo com os “convidados”. Contudo, além do perigo da contaminação do novo vírus, acender velas em uma unidade de saúde não é recomendado, devido ao risco de acidentes ao estarem próximos de equipamentos médicos de oxigênio inflamável.
A Secretaria Municipal chegou a ressaltar em nota que as velas acessas podem ser um grave risco no local. A pasta informou que a equipe do hospital foi advertida e um processo administrativo foi aberto. “A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à Covid-19 amplamente adotados pela pasta e que são válidos para as unidades de Saúde do município. Iremos apurar o caso, uma vez que, só tomamos conhecimento do fato pelas redes sociais”, informou em nota.