Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

Grupo Mulheres do Brasil e projeto Escritoras Vivas apoiam doação de sangue em São Gonçalo

Ação vai até as 15h desta quinta-feira (10) no Teatro Municipal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de junho de 2021 - 12:20
Imagem ilustrativa da imagem Grupo Mulheres do Brasil e projeto Escritoras Vivas apoiam doação de sangue em São Gonçalo

Acontece nesta quinta-feira (10) uma ação de coleta de sangue do Hemorio, até às 15h, no Teatro Municipal de São Gonçalo. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Procuradoria, que tem a expectativa de coletar 100 bolsas de sangue.

Grupos sociais e coletivos femininos como o Mulheres do Brasil (núcleo São Gonçalo) e o projeto Escritoras Vivas participam da ação e dão apoio na divulgação da campanha. 

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mínimo 50 Kg, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Grupo Mulheres do Brasil quer fortalecer o protagonismo feminino em São Gonçalo

No caso dos jovens de 16 e 17 anos é necessário uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Covid – Com relação ao novo coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa esperar 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade. Já os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por 1 ano após a cura.

Matérias Relacionadas