Artista vende 'obra invisível' por 15 mil euros na Itália
Comprador levou um certificado de autenticidade da "peça"

Um artista italiano inovou ao criar uma "escultura invisível", que só existe em sua cabeça e na do comprador. Ela foi vendida por 15 mil euros pelo Art-Rite de Milão e, segundo o escultor Salvatore Garau, tem 1,5m x 1,5m. O proprietário levou um certificado de aquisição e a indicação do tamanho da "peça".
A escultura "Io Sono" (Eu Sou, em português) foi vendida a um comprovador privado, que não teve o nome revelado. O certificado comprova a autenticidade da obra e serve para provar que o espaço vago na frente dos espectadores é, de fato, uma obra de arte.
O artista Salvatore Garau, de 67 anos, é natural da Ilha de Sardenha e muito conhecido na Itália por seus trabalhos abstratos. Suas obras já ficaram expostas em diversos museus da Europa e na Bienal de Veneza, uma das mais prestigiadas do continente. Mesmo sem ter uma forma física, o escultor defendeu que a peça é igualmente real aos objetos que podemos ver e tocar.
Ele afirma que a polêmica gerada em torno de sua criação foi importante para provocar uma reflexão sobre o valor das coisas.
"Eu queria entender porque o mundo da arte, e não apenas, ficou escandalizado pela venda em leilão de uma das minhas esculturas invisíveis e porque a operação teve tantas discussões. Sinceramente, acho uma cifra irrisória. Talvez 15 mil euros pelo vazio tem um peso superior a diversos milhões de euros por um cheio", disse ao portal italiano "Arte Magazine".
"A polêmica demonstra a vitalidade que a minha obra gerou. Mas, eu não fui tão original. Já tem muito nada que é vendido por qualquer valor, e ninguém dá bola", acrescentou. .
De acordo com o site "HypeBeast", a obra foi criada como um "vácuo". Apesar de não existir em forma física, o artista também defendeu que ela é feita de "ar e espírito". Garau publicou em seu Instagram uma foto com a marcação da área onde a peça se encontrava em exposição.
"Veja", abaixo, a obra: