Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Professor de Filosofia da Uerj lança livro sobre questões existenciais

Obra tem linguagem acessível e aborda temas atuais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de maio de 2021 - 10:59
Diogo Bogéa é professor de Filosofia e Psicanálise na Uerj
Diogo Bogéa é professor de Filosofia e Psicanálise na Uerj -

Professor de Filosofia e Psicanálise na Uerj, Diogo Bogéa lança, este mês, o livro Oficina de Filosofia: as questões que nos co-movem. De linguagem acessível e com temas atuais, o livro propõe aos leitores questionamentos, aprendizagem e práticas para o cotidiano, através de exemplos diferentes e curiosos. Bogéa também disponibiliza conteúdos no canal no Youtube e podcast 'Oficina de Filosofia'.

Por que acreditamos em fake news: https://www.youtube.com/watch?v=-EzbKdDjO-w 

Disponível em dois formatos, impresso e e-book, com linguagem acessível, o livro é dividido em oito capítulos que abordam temas contemporâneos com exercícios práticos.

A Filosofia através das grandes questões existenciais: quem sou eu? O que estou fazendo aqui? O que é real? Como lidar com o desafio da convivência humana? De onde viemos? São exemplos dos mais abordados com base em dados, fatos, histórias globais marcantes, entrelaçados por percepções em cultura, economia, biologia, política, neurociência, psicologia. Assim, o autor desafia estereótipos sobre respostas prontas e pensamentos, ao mesmo tempo em que trata a relação entre autoconhecimento, povos, organizações e gerações, mostrando como a prática da filosofia pode resolver conflitos em um mundo que de repente parece mais incerto do que nunca.

O título traz o nome “Oficina” que tem a proposta de estimular o criar, construir, desmontar, consertar pensamentos e conhecimentos. “Até onde ir? Até onde conceder? Os objetivos que hoje persigo têm mesmo a ver comigo? Quais são as relações que intensificam minha vida? Quais a empobrecem? São questões fundamentais. Filosofia é não esquecer disso”, afirma o escritor.

Sobre o autor:

Diogo Bogéa é doutor e mestre em Filosofia Pela PUC-Rio. Graduado em História pela UERJ-FFP. Professor de Filosofia e Psicanálise na UERJ.  Realiza cursos e palestras, escreveu também "Metafísica da vontade, metafísica do impossível: a dimensão pulsional como terceiro excluído". Tem o canal no Youtube “Oficina de Filosofia”, Instagram e podcast.

Matérias Relacionadas