Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Golpe do agendamento da vacina através do Whatsapp retorna e ganha alerta

O Ministério da Saúde atenta sobre as falsas mensagens e solicita que não sejam repassadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de maio de 2021 - 18:59
Uma empresa especializada em antivírus afirmou que esses golpes tem o propósito de atravessar a dupla autenticação do ‘Whatsapp’.
Uma empresa especializada em antivírus afirmou que esses golpes tem o propósito de atravessar a dupla autenticação do ‘Whatsapp’. -

A maioria das ‘fake news’ começam a se propagar através dos aplicativos de bate-papo, como é o caso do ‘Whatsapp’. Agora, um golpe virtual se aproveita da plataforma para divulgar uma suposta mensagem, se passando pelo Ministério da Saúde, ao qual solicita um código para agendamento da vacinação contra a Covid-19. O golpe começou a ser circulado na rede desde a segunda-feira (17), e o ministério alerta para que as falsas mensagens não sejam repassadas, principalmente se o conteúdo for referente à vacinação.

Uma empresa especializada em antivírus, ‘Kaspersky’, afirmou que esses golpes tem o propósito de atravessar a dupla autenticação do ‘Whatsapp’, uma ferramenta que impede que o usuário da plataforma seja roubado. O Ministério da Saúde não é responsável pela Campanha de Vacinação contra o novo vírus, e sim das autoridades de todas as esferas federais, estaduais e municipais. Logo, o agendamento da aplicação da dose do imunizante necessita da liberação dos estados, que tem a função de distribuí-las para o MS.

 Segundo o MS, a vítima que receber esse tipo de golpe deve leva-los às autoridades policiais, e ainda ressalta que apenas os integrantes selecionados para a pesquisa ‘PNAD-Covid-19’, feito no ano passado, juntamente com o IBGE, receberam uma mensagem por meio de SMS via celular – realizada pela ouvidoria do MS – e Whastapp – feita por uma empresa contratada de publicidade.

Dicas para fugir dos golpes virtuais

A empresa especializada em antivírus, a ‘Kaspersky’, informou sobre alguns alertas que podem evitar os golpes nas plataformas digitais. A primeira é ser cético em relação à ofertas e promoções muito generosas, além de verificar se as mensagens recebidas são enviadas por pessoas confiáveis. Uma das dicas mais importantes é nunca clicar em links enviados de e-mails suspeitos, mensagens instantâneas ou pelas redes sociais – conferindo a credibilidade e autenticidade dos sites em questão. Por último e não menos importante, instalar uma solução de segurança com base de dados atualizados e que possuam conhecimento dos mais recentes recursos de ‘spam’ e ‘phishing’. 

Matérias Relacionadas