Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Pesquisa do Datafolha indica que 49% dos brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro

Levantamento foi divulgado neste sábado (15)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de maio de 2021 - 20:52
Resultado da pesquisa saiu na mesma semana em que descontentamento com o governo atingiu recorde
Resultado da pesquisa saiu na mesma semana em que descontentamento com o governo atingiu recorde -

A pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (15) pelo jornal "Folha de S.Paulo" informa que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partida). O percentual dos que são contra o afastamento é de 46%. Esta é a primeira vez que em que o índice de pessoas favoráveis ao impeachment é maior do que os que são contra o processo.

Foram entrevistadas 2.071 pessoas de forma presencial em todo o Brasil entre terça (11) e quarta-feira (12). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o que representa um empate técnico entre os dois grupos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

O apoio ao impeachment é maior entre os jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores da região Nordeste do país (57%), desempregados que estão a procura de emprego (62%) e entrevistados que dizem ter muito medo da Covid-19 (60%). Entre eleitores do ex-presidente Lula, o índice de quem apoia o afastamento é de 74%.

A reprovação ao impeachment é de 52% dos homens entre homens e dos moradores da região Sul do país. Entre entrevistados que dizem não ter medo da Covid-19, o índice de reprovação ao afastamento é de 60%. O número chega 57% entre os evangélicos e 56% entre trabalhadores assalariados registrados. 

O resultado sai na mesma semana em que outra pesquisa do Datafolha mostrou que a avaliação do governo Bolsonaro atingiu a pior marca desde o início do mandato. O percentual dos que consideram a gestão do presidente ótima ou boa caiu de 30% em março para 24% em maio.

Entre os que consideram a gestão de Jair Bolsonaro ruim ou péssima, o índice é de 45% contra 44% em março. Assim como a pesquisa divulgada neste sábado, foram ouvidas 2.071 pessoas em 146 municípios de todo o Brasil.

Matérias Relacionadas