Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Primeiro caso de raiva em cachorro é registrado no Rio desde 1995

O animal foi atendido mas veio a óbito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de maio de 2021 - 22:04
Vacinação contra a raiva
Vacinação contra a raiva -

Depois de 26 anos, o Rio registrou um caso de raiva em um cachorro, o animal teria sido mordido por um morcego no final de março. Apesar de ser atendido por um veterinário, não resistiu e veio a óbito no último dia 6.

O cão foi atendido por um profissional em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio. Segundo o veterinário, no dia 26 de março o animal teve contato com um morcego e não sofreu nenhuma agressão pela sua tutora ou pelos profissionais durante o atendimento. Apesar dos cuidados, o bichinho veio a óbito no último dia 6 desse mês. O diagnóstico foi confirmado no Laboratório Municipal de Saúde Pública, na capital do Estado.

Este é o primeiro caso de raiva registrado em 26 anos na cidade do Rio. A Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota, que o Ivisa-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) notificou a Secretaria de Estado de Saúde e o Sisan (Sistema de Informação de Agravo de Notificação) sobre o caso.

A amostra do animal foi encaminhada para o Instituto Pasteur (Fiocruz) para determinar a variante do vírus. Além disso, a Secretaria informou que o Ivisa irá aplicar a vacina antirrábica nas redondezas de Duque de Caxias, nos próximos sábados (15 e 22 de maio).

Matérias Relacionadas