É campeã! : Escola de São Gonçalo vence Torneio SESI de Robótica
Escolas garantem vagas em torneio nacional de Robótica

A grande campeã do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL) foi a Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo, na categoria Champion's Award, a principal do evento. Mais quatro equipes foram classificadas para a etapa nacional: TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro; Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo; FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro; Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP. A conquista das vagas ocorreu nos dias 7 e 8 de maio, durante a fase regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL).
Devido à pandemia, 34 equipes, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de garagem, entre crianças e jovens de 9 aos 16 anos, toparam o desafio de participar do Torneio SESI de Robótica em formato inédito, o on-line. Cinco equipes de robótica – três fluminenses e duas paulistas - foram classificadas para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional que acontecerá em 26 de junho, que será realizada também no modelo remoto.
A temporada Replay 2020/2021, que faz parte do calendário do SESI Nacional, teve como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?" Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, eles concorreram nas categorias: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desempenho do Robô e, a partir desta temporada, Prêmio do Técnico.
Alexandre dos Reis, diretor superintendente da Firjan SESI, destacou que realizar e participar de um evento como esse em formato remoto é um grande desafio e ficará marcado na história da educação. “As profissões do futuro exigem cada vez mais tecnologia. Com o apoio da robótica, nosso propósito é que os competidores sejam os melhores alunos em suas escolas e, desta forma, entregar ótimos profissionais ao mercado de trabalho e cidadãos conscientes à sociedade. A robótica é mais que um robô, máquinas que irão melhorar o mundo”, analisou.
Katia Marangon, gerente de Educação Tecnológica do SESI Departamento Nacional (operador oficial dos torneios FLL no Brasil), explicou que o torneio envolve um enorme e minucioso trabalho pré, durante e pós-evento, e que, independente do resultado, a experiência é muito valiosa por todo processo vivido e pela oportunidade de adquirir diferencial na formação acadêmica do estudante. “Em todo o Brasil, foram mais de 500 equipes e mais de 300 juízos inscritos na temporada regional da FLL, que não desanimaram e tiveram coragem de topar o desafio”, parabenizou Katia, que elogiou ainda a organização do evento.
Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, frisou que, este ano, em formato on-line, o Torneio SESI de Robótica agregou ainda mais inovação. “É lindo ver o despertar dos jovens para a iniciação de uma carreira científica, tecnológica e também humana, a fim de construir alternativas e propostas que melhorem a qualidade de vida da sociedade. Levantamos, ainda, discussões sobre valores sociais para uma geração que tem sede de conhecimento e aposta em um futuro transformador”, completou.
Simone Caires, analista da Educação Básica da Firjan SESI, explicou que o torneio não é baseado apenas em programação e montagem de robôs. “Ele fomenta a área de ciência e tecnologia, inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe. O torneio da FIRST tem como premissa promover a cultura científica, através da robótica e da solução de problemas do cotidiano, por isso, destacamos que todo o torneio é muito mais que robôs”, avaliou.
Histórico
O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor. Criado em 1998 pela First - uma organização não governamental dos Estados Unidos - em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).
Metodologia
A robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Na educação infantil, as crianças começam com experiências na modelagem e na investigação. A partir do 3º ano, iniciam no campo da programação. “Trabalhamos com o conhecimento científico, o raciocínio lógico e o desenvolvimento do pensamento computacional. Mas a robótica tem viés multidisciplinar e vai muito além da programação, pois permite ao aluno uma mudança de postura, o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem em diferentes campos do saber”, defende Simone.
Resultado das premiações:
Champion’s Award
1º lugar – Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
2º lugar – TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro;
3º lugar – Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo.
Equipes Classificadas
Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro;
Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo;
FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro;
Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP.
Prêmio do Técnico
André Soares de Almeida – Escola Firjan SESI Macaé.
Categoria Desempenho do Robô
1º lugar – FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro;
2º lugar – Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo;
3º lugar – Os Sputniks – Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Categoria Design do Robô
1º lugar – FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro;
2º lugar – Wild Lions - Escola Firjan SESI Nova Iguaçu;
3º lugar – Robot T’One – Escola Firjan SESI Tijuca.
Categoria Projeto de Inovação
1º lugar – Dragon Bots - Escola Firjan SESI Barra do Piraí;
2º lugar – Suiton’s – Colégio Atlântico, Macaé - RJ;
3º lugar – RoboCHA - Colégio Hélio Alonso, Rio de Janeiro.
Core Values
1º lugar – Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga - SP;
2º lugar – Pequenos Brilhantes - Escola Firjan SESI Barra Mansa;
3º lugar – Medal Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa.
Equipes Suplentes
Dragon Bots - Escola Firjan SESI Barra do Piraí;
Medal Hunters - Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Wild Lions - Escola Firjan SESI Nova Iguaçu;
Pequenos Brilhantes - Escola Firjan SESI Barra Mansa;
Robots Furious - Escola Firjan SESI São Gonçalo.