Prefeitura de Niterói retoma a distribuição de máscaras faciais

Ao todo, mais de dois milhões de máscaras já foram entregues à população

Escrito por Redação 10/05/2021 16:54, atualizado em 10/05/2021 17:45
Máscaras são de uso obrigatório e ajudam a evitar a propagação da Covid-19
Máscaras são de uso obrigatório e ajudam a evitar a propagação da Covid-19 . Foto: Bruno Eduardo Alves

A Prefeitura de Niterói retomou, no último final de semana, a distribuição de máscaras faciais para a população. Os equipamentos são de material lavável e reaproveitável. Seu uso é obrigatório em áreas públicas e em espaços particulares em que houver atendimento ao público, para a proteção contra a Covid-19. A Prefeitura já distribuiu mais de dois milhões de máscaras desde o início da pandemia.

A secretária municipal de Governo, Rubia Secundino, ressaltou que a Prefeitura de Niterói viu a necessidade de reposição dos equipamentos depois de um ano de pandemia.

“Entendemos que é necessário repor as máscaras para a população. As máscaras precisam ser constantemente trocadas durante o dia e higienizadas com frequência, por isso acabam desgastando com o tempo. Elas são o principal meio de proteção individual contra o coronavírus”, destacou.

Desde a última quinta-feira (7), as administrações regionais de Icaraí, Região Oceânica, Engenhoca, Largo da Batalha, Barreto, Fonseca, Santa Rosa, Centro e Ingá, além das equipes que trabalham no Clube Central, Clin e Secretaria de Ordem Pública, receberam aproximadamente 30 mil máscaras para distribuir para a população.

Na sexta (8), a Administração Regional de Icaraí fez uma ação de entrega dos equipamentos no Campo de São Bento e uma ação nesta segunda (10). A regional do Largo da Batalha distribuiu, neste final de semana, máscaras de proteção na Comunidade do Capim Melado. Já as equipes das regionais da Engenhoca e do Fonseca também fizeram ações de distribuição nesta segunda-feira (10). A Regional da Engenhoca entregou pela manhã nas ruas do bairro, em ônibus e no bairro de Tenente Jardim, divisa com o município de São Gonçalo. A equipe do Fonseca distribuiu em frente aos supermercados da região, locais de grande circulação de pessoas, e na policlínica do bairro.

Os agentes da regional da Região Oceânica também fizeram distribuição na policlínica do bairro, nesta segunda (10), onde ocorre vacinação contra Covid-19. De lá, seguiram para o trevo onde há agências bancárias e um fluxo intenso de pessoas devido ao comércio local. Já os agentes da regional de Santa Rosa fizeram a distribuição dos equipamentos perto do Supermercado Mundial, do Colégio Salesiano, seguindo até o Largo do Marrão, bem como nas ruas do bairro próximas ao Viradouro e ao Vital Brazil.

A distribuição das máscaras segue durante a semana em diversos pontos da cidade. A Federação das Associações de Moradores (FamNit) também está responsável por parte das entregas junto às associações locais.

O uso da máscara é fundamental para proteção individual e do próximo, porém é necessário que o equipamento esteja na posição correta e cubra a boca e o nariz. O objetivo é diminuir a propagação do vírus que se espalha rapidamente e é invisível aos olhos. Ao todo, já foram distribuídas mais de dois milhões de máscaras de tecido reutilizável e lavável. Desde o dia 23 de abril, o uso do equipamento é obrigatório nas áreas públicas como ruas, ônibus, padarias, supermercados, hospitais, filas de bancos entre outras.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas