Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Maricaense vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos da Juventude

Evento será realizado na Colômbia em setembro deste ano

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de maio de 2021 - 15:48
Atleta representará Maricá nos Jogos Pan-Americanos
Atleta representará Maricá nos Jogos Pan-Americanos -

A atleta maricaense Kelly Fernandes, de 20 anos, foi a única selecionada entre a delegação fluminense para compor a Seleção Brasileira de Karatê e representar o país nos Jogos Pan-Americanos da Juventude, que serão realizados em setembro, na Colômbia. 

Realizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a seletiva ocorreu nos dias 30 de abril a 2 de maio, em Fortaleza, no estado do Ceará, seguindo todos os protocolos de segurança para a Covid-19. A primeira edição da história dos Jogos Pan-Americanos da Juventude contará com a participação de jovens de 14 a 22 anos. A competição contará com vinte e oito modalidades esportivas, dentre elas a do kumite (luta por pontos), do karatê.

Kelly Fernandes foi selecionada entre mais de cem atletas, de 11 estados do Brasil, para a única vaga em disputa na sua categoria, sendo, também, a única atleta feminina da delegação fluminense. Todos os seus treinos são realizados no dojo Interlagos da Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), localizado em Maricá, onde é orientada diretamente pelo Prof. José Roberto Braga. Ao todo, a delegação do estado do Rio de Janeiro foi representada por cinco atletas e pelo técnico Leandro Lourenço.

Atleta busca patrocínios para disputar competições
Atleta busca patrocínios para disputar competições |  Foto: Divulgação/Redes Sociais
 

Kelly começou sua trajetória no esporte através do extinto Programa Esporte e Cidadania para Todos, do Governo Federal, no Núcleo de Maricá. Seu potencial foi descoberto pelo treinador José Roberto Braga, que dava aula aos alunos do núcleo maricaense e que manteve voluntariamente as atividades e assistência aos jovens mesmo após o fim do projeto, em abril de 2019.

A maricaense já possui uma extensa lista de títulos no Karatê, sendo Campeã Brasileira em 2016, Campeã Brasileira na fase classificatória em 2017, Campeã Brasileira nas modalidades kata e kumite em 2018, Vice-Campeã Brasileira na modalidade kumite em 2019, medalhista de bronze em duas categorias na fase classificatória do Campeonato Brasileiro 2020 e reserva da Seleção Brasileira em 2019 e 2020. A categoria vencida por ela na seletiva nacional e que garantiu a vaga na Seleção Brasileira foi a Sub 21, para atletas de até 55Kg.

Além de ser selecionada para integrar a Seleção Brasileira, Kelly também foi classificada, junto com a atleta Caciana Almeida, que também é aluna do AMK, para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2021, que será realizado em dezembro, também em Fortaleza. As duas esportistas serão as representantes de Maricá na competição nacional.

Bolsista na Academia VIP, onde faz sua preparação física, Kelly é aluna bolsista da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, onde cursa Fisioterapia. Ela garantiu obteve a vitória após quatro tentativas de integrar a Seleção Brasileira. Na seleção, que chegou ao fim em 2 de maio, ela venceu o combate contra sua arquirrival catarinense por 9x2 e, em seguida, venceu por 1x0 contra uma atleta potiguar, garantindo a vaga como titular para representar o Brasil.

Ao término da Seletiva, Kelly e os demais atletas classificados participaram de uma reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Prof. Hermes Queiroz, com o vice-presidente e diretor Técnico da CBK, Prof. William Cardoso, e com o diretor Administrativo da CBK, Prof. Luiz Carlos Cardoso do Nascimento. No encontro, os dirigentes da entidade apresentaram aos esportistas o projeto de treinamento, competições e a projeção da vila olímpica dos Jogos Pan-Americanos da Juventude.

Em busca de apoio - Atualmente, Kelly conta com patrocínio financeiro da Araken Pet Shop e com doações captadas por meio de campanhas nas redes sociais, o que possibilitou que ela pudesse participar da seletiva nacional realizada no Ceará. No entanto, a atleta tem buscado mais parcerias para conseguir auxiliar suas atividades e treinos para as competições que irá disputar.

Os interessados em conhecer o projeto de patrocínio de Kelly Fernandes podem entrar em contato pelo Whatsapp (21) 99858-1194. Para conhecer o projeto de Caciana Almeida, que também disputará o Campeonato Brasileiro de Karatê, basta entrar em contato com sua, mãe Marilia Gonçalves, por meio do Whatsapp (21) 96702-3736.

Matérias Relacionadas