Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Niteroienses se dividem sobre mudança de nome da Rua Moreira César para Paulo Gustavo

Consulta pública foi aberta na tarde desta quarta-feira (5)

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães e Claudionei Abreu | 05 de maio de 2021 - 17:24
Coronel Moreira César foi um militar brasileiro conhecido popularmente como "Corta-cabeças"
Coronel Moreira César foi um militar brasileiro conhecido popularmente como "Corta-cabeças" -

O prefeito de Niterói, Axel Grael, publicou nesta quarta-feira (5) uma proposta para que o nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, passe a se chamar Rua Ator Paulo Gustavo, em homenagem ao artista, nascido e criado na cidade e que a homenageava em seus filmes. A proposta foi publicada com o intuito de criar uma consulta pública para avaliar a mudança, que foi oficializada na tarde desta quarta-feira (5). A homenagem, porém, tem dividido a opinião de alguns moradores da cidade sorriso. Ouvidos pelo OSG, alguns moradores apoiaram a decisão, afirmando que ele foi uma figura importante para divulgar a cidade. Para outros, a mudança pode trazer alguns transtornos, já que a rua, além de ser uma das mais conhecidas, é também uma das mais movimentadas da região.

Moradora de Niterói e dona de uma pequena floricultura na Coronel Moreira César, Thaissa Fernandes apoia a homenagem ao ator, mas acredita que há outras alternativas que não sejam trocar o nome da rua. "Essa rua é conhecida há bastante tempo, acho que mudar o nome da Coronel Moreira César a essa altura seria meio inviável. Poderia ser algo como dar o nome a um prédio público. Trocar o nome acho meio forte.", disse.

Além de Thaíssa, o porteiro Severino de Oliveira também não apoia a mudança. Porém, mais direto, ele acredita que a mudança e a discussão ao redor dela seja desnecessária. "Eu acho que não precisa mudar e acho que a Câmara deveria ter outros projetos para votar, outras coisas mais necessárias de votação do que nome de rua.", afirmou.

Alguns, por outro lado, abraçaram totalmente a ideia, como Izaura Brito, que mora na cidade e possui uma banca de jornal na Rua Coronel Moreira César. Para Izaura, que era uma grande fã do humorista, a mudança será uma ótima homenagem ao ator que, de acordo com ela, "trouxe mais visibilidade para Niterói".

"Eu acho que seria legal pelo menos para homenagear ele, porque era uma figura importante, eu adorava as comédias dele. Eu acharia simbólica uma homenagem assim, porque Niterói ficou mais conhecida depois que ele fez os filmes dele. É uma pena que ele se foi.", lamentou Izaura.

Junto dela, o jornaleiro José Carlos da Silva concorda com a mudança e acredita que a troca de nomes não causará o transtorno dito por outros moradores da cidade. "Eu acho que pode mudar sim, e como ele era de Niterói eu acho uma ótima ideia. Mudança de nome de rua as pessoas acostumam depois.", disse.

A estudante de Administração Luana Borges também apoia a mudança do nome da rua. Segundo ela, seria uma boa homenagem para alguém que sempre homenageou Niterói, o que seria uma retribuição ao legado do ator. "Eu acho que tem que mudar mesmo. Todos os filmes dele mostram Niterói, o Brasil todo conhecendo a cidade por causa dele. Nada mais justo a cidade fazer essa homenagem para ele.", afirmou.

Izaura Brito, fã dos filmes de Paulo Gustavo, acredita que a mudança seria uma retribuição ao ator
Izaura Brito, fã dos filmes de Paulo Gustavo, acredita que a mudança seria uma retribuição ao ator |  Foto: Leonardo Ferraz
 

A consulta pública para decidir a mudança do nome da Rua Coronel Moreira César para Rua Ator Paulo Gustavo pode ser acessada neste link. O texto da consulta lembra a população sobre a origem do nome Coronel Moreira César, pertencente ao coronel homônimo conhecido popularmente como "Corta-cabeças" por sua frieza ao matar inimigos e familiares. O militar ficou conhecido durante a Revolta Armada, orquestrada pela Marinha após insatisfações com o governo de Floriano Peixoto. Moreira César morreu em 1897 durante a Guerra dos Canudos, na Bahia.

Viradouro presta homenagem a Paulo Gustavo

Escola de samba do coração de Paulo Gustavo, a Viradouro prestou uma homenagem ao ator e humorista, que faleceu na última terça-feira (04), no hospital Copastar, em Copabana, no Rio.

Em nota, a diretoria da escola exaltou a história do ator e prestou solidariedade à família.

"A Unidos do Viradouro lamenta profundamente a morte do ator Paulo Gustavo. Niteroiense que enchia de orgulho os moradores de nossa cidade, o artista - um dos grandes humoristas da nova geração -, além de ter desfilado na nossa escola, levou, em 2007, seu espetáculo “Minha mãe é uma peça” para apresentar à nossa comunidade. A diretoria da Viradouro pede a Deus que conforte a família e amigos neste momento tão triste. E que Paulo Gustavo siga por um caminho de muita luz", diz a nota.

Um dos fãs da Viradouro, Paulo Gustavo desfilou por vários anos na Sapucaí junto com a escola, na ala da diretoria. 

Matérias Relacionadas