São Gonçalo: Chuva causa alagamentos em diversos pontos da cidade
Confira a previsão do tempo para o fim de semana

A chuva mais uma vez apareceu com força em São Gonçalo e gerou transtornos para os cidadãos que saíram de casa nesta quinta-feira (29). Foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade, como nos bairros de Neves, Vila Lage, Barro Vermelho e também no Clube Mauá, onde inclusive teve a campanha de vacinação suspensa no sistema drive-thru. Apesar do tempo cinza nos últimos dias, no final de semana o sol aparece e não há previsão de chuvas para o município.
Moradores de Neves gravaram vídeos da situação local e o cenário está ‘caótico’, tendo em vista que as pessoas estão ilhadas e não conseguem se locomover pelo bairro. Alguns motoristas ainda tentam enfrentar os alagamentos, mas de maneira geral, somente ônibus e caminhões estão conseguindo manter o fluxo nas vias, tendo em vista o volume de água nas ruas.
Clube Mauá
Além de diversos bairros da cidade alagados, o Clube Mauá mais uma vez sofreu com os impactos do tempo e suspendeu o formato drive thru da campanha de vacinação no local. No entanto, mesmo com a paralisação, a Prefeitura de São Gonçalo informou, por suas redes sociais, que o ponto que funciona na sede social do clube, para pedestres, segue funcionando normalmente.
Previsão do Tempo
Mesmo com todos os transtornos nos últimos dias, o gonçalense terá o tempo mais firme neste final de semana.
De acordo com as informações do Climatempo, no sábado (01), o município terá sol com algumas nuvens, mas sem chance de chuva. A temperatura varia entre 17° e 27°.
No domingo (02), a previsão é parecida, com sol entre nuvens e 0% de chance de chuva. A cidade deve registrar mínima de 17° e máxima de 28°.
Em informe, a Defesa Civil de São Gonçalo afirmou que até o momento não foram registradas ocorrências por conta da chuva.
"A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo informa que o município entrou em Estado de Vigilância por conta da chuva que se iniciou na noite da última quarta-feira (28) e que segue nesta quinta (29). A chuva registrada chegou ao nível moderado, chegando a forte em algumas localidades, com início por volta de 20h15, se intensificando a partir das 22h45. Em alguns bairros a chuva permaneceu fraca até a manhã desta quinta."
Confira os acumulados dos dados referentes às chuvas durante o início da noite de quarta (28):
Acumulados em 1 hora, 12 horas e 24 horas:
Engenho Pequeno 2: 8.2mm/ 22.0mm/ 22.0mm
Engenho Pequeno 4: 0.6mm / 2.2mm/ 3.0mm
Gradim - Pontal: 11.0mm / 21.8mm / 22.0mm
Arsenal: 12.4mm / 27.2mm / 27.2mm
Novo México: 6.0mm / 19.0mm / 19.0mm
Boa Vista: 6.6mm / 27.6mm/ 31.4mm
Tenente Jardim: 25.8mm / 59.6mm / 59.8mm
Sete Pontes: 13.8mm / 34.6mm / 34.6mm
Alcântara/Colubandê: 11.8mm/ 27.6mm em 24h
Ipiiba: 6.8mm / 18.0mm em 24 horas
Rio do Ouro : 8.2mm e 34.0mm em 24h
"Apesar do acúmulo registrado, até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhum chamado para atendimento emergencial em decorrência da chuva. Não houve necessidade de acionamento de sirene, pois nenhum sistema atingiu o nível pluviométrico para o gatilho. Ressaltamos que a Defesa Civil permanece monitorando os radares e aferindo a precipitação pluviométrica, com o serviço de atendimento ao cidadão gonçalense 24 horas por dia. Em caso de emergência, ligue 199."
*Estagiário sob supervisão de Cyntia Fonseca