Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Fogo no ar-condicionado causa incêndio no prédio da reitoria da UFRJ

Bombeiros estão no local controlando as chamas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de abril de 2021 - 13:56
Incêndio atingiu segundo andar do prédio da reitoria
Incêndio atingiu segundo andar do prédio da reitoria -

Um fogo que começou no ar-condicionou provocou um incêndio no segundo andar do prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, no Rio, na manhã desta terça-feira (20). As chamas começaram na área da Procuradoria da universidade, que fica próximo ao Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que também foi atingido pelo fogo.

"Um desastre. Um fogo no ar-condicionado vai comprometer muita coisa", lamentou o vice-reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Leão Rocha, que está no local. De acordo com informações da Associação de Decentes da UFRJ (ADUFRJ), o fogo já foi controlado pela equipe de bombeiros e não há feridos no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h40 para atender a ocorrência, que mobilizou os quarteis do Fundão, Ilha do Governador, Irajá, Ramos, Central, São Cristóvão e Barra da Tijuca para conseguir conter as chamas. Os Bombeiros também informaram que o prédio precisou ser evacuado para que o trabalho fosse realizado e que neste momento estão realizando a etapa de rescaldo.

A ADUFRJ comunicou que o núcleo de documentação da FAU também foi atingido pelo incêndio. No entanto, o acervo, com muitos arquivos históricos, está sendo resgatado sem danos.

"As plantas arquitetônicas estão sendo retiradas para que não sejam danificadas nem pela fumaça, nem pela água", explicou o vice-reitor Carlos Frederico. 

Em nota, a UFRJ afirmou que "abrirá imediata sindicância para apurar o incidente e um projeto básico para prevenção e combate a incêndios, elaborado pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU), aguarda orçamento do governo federal para aplicação".

Matérias Relacionadas