Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Covid-19: Novo ensaio clínico de vacina aprovado pela Anvisa

O estudo será realizado em 12,1 mil pessoas no Brasil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de abril de 2021 - 22:20
Comunicado foi emitido nesta segunda-feira
Comunicado foi emitido nesta segunda-feira -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última sexta (16), um novo ensaio clínico de uma vacina contra a Covid-19. O comunicado foi emitido nesta segunda-feira (19), este é o sexto estudo de vacina autorizado pela agência no combate ao coronavírus. O imunizante terá um intervalo de 22 dias entre as duas aplicações e contará com 22 mil voluntários, sendo mais da metade, brasileiros.

A empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, com sede na China, é a responsável pelo patrocínio do estudo. O ensaio, que será controlado por meio de placebo, tem como objetivo avaliar a eficácia, a evolução do desenvolvimento de anticorpos e a segurança da vacina em pessoas com mais de 18 anos. De forma voluntária, aqueles que participarão do estudo estão divididos em países como África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido, além de alguns países da América Latina, como o Brasil (serão testados habitantes do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro).

Para confirmar a aprovação do ensaio, a Anvisa se reuniu por momentos com a farmacêutica Sichuan para deixar claro os requisitos técnicos necessários para os testes. Além disso, a agência declarou ter adotado estratégias desde quando percebeu a crise implantada no país devido a pandemia e confirmou que essas são adotadas para acelerar o processo de combate ao coronavírus.

“Uma dessas estratégias foi a criação de um comitê de avaliação de estudos clínicos, registros e mudanças pós-registros de medicamentos para prevenção ou tratamento da doença. O grupo também atua em ações para reduzir o risco de desabastecimento de medicamentos com impacto para a saúde pública devido à pandemia” – comentou a Anvisa. 

Matérias Relacionadas