Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Governo Federal receberá 4 milhões de imunizantes do consórcio internacional em maio

As doses são da vacina AstraZeneca/Oxford

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de abril de 2021 - 14:32
Lote será direcionado ao país via cooperação internacional
Lote será direcionado ao país via cooperação internacional -

O governo brasileiro confirmou neste sábado (17) o contato realizado por profissionais do consórcio internacional de vacinas Covax Facility a cerca do recebimento de 4 milhões de doses ao Brasil em maio. O lote terá as vacinas fabricadas pela AstraZeneca em conjunto com a Universidade de Oxford.

Em informe, os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores divulgaram que o Brasil teve acesso a 1 milhão de imunizantes da mesma produtora por meio do Covax Facility. O consórcio tem presença do Brasil e o objetivo é ampliar o acesso às doses para os países com menos recursos.

A informação sobre as novas doses chegaram por um representante da Organizações das Nações Unidas (ONU), em encontro com os representantes de cada estado para discussão sobre a Covid-19 no país.

Nas redes sociais, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que foi informado na reunião sobre um lote de 4 milhões de vacinas até o final do mês de abril e outra na mesma quantidade no final de maio.  

"Fizemos um apelo para uma ajuda humanitária ao Brasil", afirmou, pelo Twitter, Welligton Dias, governador do Piauí, ao falar sobre  a reunião com a representante da ONU. "A OMS reconheceu que estava no seu cronograma e que vai antecipar o envio de 4 milhões de doses e que vai tratar com Índia, Coreia, Espanha, Itália, China e quem tiver condições de ajudar."

Os governadores usaram o encontro para reiterar a necessidade de unir esforços para aquisição de vacinas, e também medicamentos e insumos para intubação de pacientes com Coronavírus.

O Brasil  se encontra no pico da pandemia, chegando a uma média semanal de 3 mil mortes pela doença, com superlotações de hospitais e falta de insumos ao redor do país. São aproximadamente 14 milhões de casos e quase 370 mil mortes pelo coronavírus no território brasileiro. No que diz respeito ao número de vacinados com pelo menos uma dose, o índice chega a 25.277.943 brasileiros, cerca de 12,17% da população.

Matérias Relacionadas