Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Comunidadade Escolar de Niterói fará protesto pela volta às aulas neste domingo

Veja como participar

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de abril de 2021 - 12:20
De acordo com o grupo o pleito é válido, uma vez que os dados de contágio dentro das escolas se mantiveram nos índices propostos pela própria prefeitura para a reabertura
De acordo com o grupo o pleito é válido, uma vez que os dados de contágio dentro das escolas se mantiveram nos índices propostos pela própria prefeitura para a reabertura -

O movimento Pais e Mães na Luta Pelo Retorno Escolar, que reivindica o retorno às aulas presenciais, fará uma carreata pacífica às 9h30 da manhã deste domingo, dia 18 de abril, com início na altura do nº 500 da Avenida Amaral Peixoto, no centro deNiterói, com destino a casa do Prefeito Axel Grael, em São Francisco. 

O grupo, que reúne pais, mães, professores, proprietários de escolas, gestores escolares, pedagogos e inspetores escolares, profissionais da saúde (incluindo médicos pediatras), além, claro, da população em geral, irá cobrar do prefeito o retorno das aulas presenciais, independente da manutenção do lockdown. 

De acordo com o grupo o pleito é válido, uma vez que os dados de contágio dentro das escolas se mantiveram nos índices propostos pela própria prefeitura para a reabertura,e, durante os quase dois meses em que as escolas estiveram abertas esses números não saíram do estipulado. Há um enorme prejuízo para as crianças com o fechamento das escolas, tanto de ordem emocional quanto pedagógica – lembrando que educação é direto fundamental, garantido pela Constituição, e em hipótese alguma pode estar atrás de serviços supérfluos como cinemas e afins. Até a OMS dita que a educação é essencial e deve ser tratada como prioridade. 

Segundo o vendedor Marcus Tavares, pai de cinco filhos, o lockdown estipulado pelo prefeito Grael é impiedoso e está devastando inúmeras famílias: "Com as escolas fechadas não temos com quem deixar as crianças. Quem tem criança pequena em casa sabe que elas requerem um cuidado ainda maior. Existem relatos de pais e filhos com  crise de ansiedade, depressão, obesidade em crianças e adolescentes, déficit de aprendizagem com as aulas online e, mais grave ainda, suicídio", declara o vendedor.

"Crianças pequenas contam com auxílios dos pais que, muitas vezes não têm didática e/ou tempo para estudar com os filhos. Esse método de ensino online é ruim porque os estudantes não têm como tirar dúvidas no momento em que elas surgem. Nãoé como na sala de aula, onde os professores repetem até você entender. Os estudantes que farão ENEM, certamente, serão prejudicados também", pontua a dra. Nalita Maria Mugayar, médica graduada e pós-graduada (Mestrado) pela UFF. Staff do Hospital Universitário Antônio Pedro. Geriatra com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Professora do curso de pós graduação em Geriatria da UFF. 

Esta já é a terceira manifestação realizada por pais e mães em Niterói reivindicando a volta às aulas. Mesmo após o anúncio da retomada das atividades escolares, feito  no dia 14/04, os manifestantes ainda temem que o prefeito volte atrás da decisão, como já fez inúmeras vezes.

Um grupo de pais moveu uma ação pública na qual constam referências com base científica que mostram que a abertura das escolas é segura. Tal pleito, endossado pelo Ministério Público, trouxe dados de Niterói, que apontam que o índice de desenvolvimento de COVID em crianças é menor do que 0,03%, ou seja, extremamente baixo. Em sua decisão, a Juíza que acatou o pedido intimou o município a apresentar alguma prova científica que confirmasse a eficácia do lockdown.

Trajeto da Carreata:

Av. Amaral Peixoto - barcas - Praia da Boa Viagem - Praia de Icaraí - Estrada Fróes - Praia de São Francisco, com retorno no restaurante À Mineira - Praia de São Francisco sentido Icaraí - Canal de São Francisco até a casa do Prefeito Axel Grael.

Serviço Carreata Pais e Mães na Luta Pelo Retorno Escolar Concentração: Avenida Amaral Peixoto, altura do número 500. Dia: 18/04 Horário: 9h30 Classificação: Livre 

Matérias Relacionadas