São Gonçalo e Niterói apresentam 237 denúncias de maus tratos contra animais em 2021
No programa Linha Verde, São Gonçalo teve 134 denúncias e Niterói, 103

Segundo informações divulgadas pelo Disque Denúncia, por meio do programa Linha Verde, São Gonçalo e Niterói apresentaram 237 denúncias de maus tratos contra animais neste ano. O serviço recebeu 2090 denúncias do crime em todo o estado do Rio de Janeiro.
O site do Disque Denúncia apresentou um ranking das cidades com maior número de notificações do crime. Do total de 2090, a capital fluminense apresentou 1070 denúncias e São Gonçalo apareceu em segundo lugar, com 134. Niterói acumulou 103 e está em quarto lugar, atrás de Nova Iguaçu, com 104. A sequência da lista têm Duque de Caxias com 87, São João de Meriti com 78, Belford Roxo com 41, Angra dos Reis com 38, Nilópolis com 37 e Itaboraí, que ficou com 30 denúncias.
O programa reforçou a importância da população do estado denunciar o crime de maus tratos animais e chamou atenção para o Abril Laranja, mês de prevenção à crueldade contra animais.
"De acordo com o site do Disque Denúncia, cães, gatos e cavalos são os animais que mais sofrem com o crime de maus tratos. Com os cachorros, a maior parte das denúncias relatam vários tipos de maus tratos, como falta de alimentação, abandono, espancamento, animais presos e acorrentados. Em relação aos gatos a maioria das queixas são sobre falta de higiene nas residências, má alimentação, pessoas que se utilizam de espingardas ou chumbinho para envenenamento, além de donos que dão “pauladas”. Já os cavalos acabam sendo utilizados para carregar peso, além de serem expostos no tempo ao longo de várias horas.
Para realizar uma denúncia de maus tratos contra animais, os telefones são: (21) 2253 1177 e 0300 253 1177. Também é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, o site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) e também, a página do Linha Verde no Facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).