Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Ruas sem asfalto e esburacadas em bairros de São Gonçalo são reflexo do descaso e abandono

Alguns moradores moram na mesma rua há 30 anos e nunca viram asfalto

relogio min de leitura | Escrito por Daniel Magalhães | 09 de abril de 2021 - 11:40
Moradores de rua do Engenho Pequeno ficaram de fora do plano de pavimentação
Moradores de rua do Engenho Pequeno ficaram de fora do plano de pavimentação -

Diferentes obras de infraestrutura foram iniciadas nesta semana em São Gonçalo, como as obras de pavimentação na Estrada de Ipiíba e a do Viaduto do Jardim Catarina. Obras que prometem desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida dos moradores próximos as intervenções. Por outro lado, moradores de diferentes bairros do município sofrem há anos com a falta de pavimentação em suas ruas.

A Rua Geraldo Ferreira Câmara, no Luiz Caçador, é um exemplo clássico da precariedade do serviço de pavimentação na cidade que, historicamente, deixa vários moradores sem asfalto. Neste caso, apenas metade da rua foi pavimentada, enquanto a outra parte da rua não recebe obras há mais de 40 anos, como relatam moradores, que se sentem totalmente esquecidos perante o poder público.

"Aqui, uma boa parte da rua nunca viu asfalto, nada. É um pedaço totalmente abandonado pelo poder público desde sempre. É como se morássemos no interior e no século passado, sem iluminação, sem asfalto, sem segurança, sem nada", Fátima Matos, moradora do local há mais de 40 anos. "Todo ano de eleição, vem candidato a vereador prometer obras aos moradores e depois somem. Somente a entrada da rua recebeu cimentação, quem mora mais afastado um pouco nunca viu asfalto. Quando chove, é um mar de lama", completou. 

Alguns poucos quilômetros de distância a separam de outra gonçalense que passa pelas mesmas dificuldades. Moradora do Galo Branco, a dona de casa Adriana Quitete, lida com a falta de asfalto na frente de sua casa, enquanto grande parte da rua, mesmo que com alguns buracos, ainda tem pavimentação. Segundo ela, a parte do asfalto que foi colocada em frente a sua residência foi destruída na primeira chuva forte que caiu sobre o endereço localizado na Avenida Jornalista Roberto Marinho.

"Isso é o que a gente chama de asfalto Kinder ovo, porque é aquela camada bem fina que vai embora na primeira chuva. Todo mundo aqui na rua já subiu a calçada para quando chover, a água não entrar em casa porque isso aqui vira um rio. Quando tá sol, é poeira; quando chove, é lama". 

No Engenho Pequeno, os moradores da Rua Sebastião Garcia lamentam o descaso e esquecimento da Prefeitura. Anos atrás, grande parte da rua principal, que é transversal a esta rua, foi asfaltada. O pedaço que se estende do Engenho Pequeno até o bairro vizinho Rocha foi totalmente pavimentado e recebeu quebra-molas, já eles ficaram à deriva e sofrem com os efeitos da chuva e da lama que ficam no local. 

"A gente entende que a Prefeitura tem outras coisas para fazer, como educação, saúde, mas fica esse jogo de empurra com a barriga, falam que vai melhorar depois e nunca acontece. Aqui está totalmente esquecido", disse o mecânico Everaldo Batista, que mora na rua há mais de 10 anos. 

Questionada, a Prefeitura respondeu que "o prefeito determinou a retomada de obras paradas, a fim de otimizar a utilização dos recursos já disponíveis no município."

Completou informando que "no início do mês de março, a Prefeitura de São Gonçalo assinou  um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para ampliar as obras no município. O objetivo do convênio é a melhoria da malha rodoviária do Estado, nos trechos que se encontram dentro dos limites do município, incluindo vias de acesso secundárias, vicinais, arteriais, coletoras e locais."

Segundo a Prefeitura, os bairros Luiz Caçador, Engenho Pequeno e Galo Branco estão no planejamento de obras.

Matérias Relacionadas