Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,3087 | Euro R$ 6,1438
Search

Com chegada de novas doses, Rio pode acrescentar pessoas com comorbidade na vacinação

A expectativa é que um milhão já estejam imunizados no final de abril

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de março de 2021 - 13:08
Distribuição de doses da vacina devem aumentar neste mês de abril
Distribuição de doses da vacina devem aumentar neste mês de abril -

Os vacinados no Rio devem ganhar mais um grupo de prioridade neste mês. Além dos idosos, o governo do estado divulgou na última terça-feira (30), um novo cronograma para os profissionais da segurança. A Prefeitura do Rio também idealiza imunizar os profissionais da saúde e da educação, chegando a um milhão de vacinados até o final do mês na capital.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio depende das novas doses da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca para executar o planejamento. A previsão é que o envio de vacinas aumente neste mês.

"Claro que a gente depende do aporte de doses. A gente espera compatibilizar nosso calendário com os governos federal e estadual para que a gente possa fazer esse planejamento de maneira organizada e não falte vacina para ninguém", disse o secretário Daniel Soranz. "A gente fica geralmente com 4.4% (das remessas entregues pelo governo). Se isso se confirmar, a gente consegue vacinar todas as pessoas com mais de 50 anos, comorbidades e professores".

Soranz deve encontrar com outros secretários municipais e com o governo do estado nesta semana para desenvolverem um calendário unificado. Cláudio Castro, governador em exercício, divulgou na terça-feira o cronograma único entre as cidades, mas reiterou que não precisa ser obrigatoriamente seguido pelos prefeitos. Mesmo sem a inclusão das pessoas com comorbidades pelo governo do estado, a Prefeitura do Rio tem intenção de imuniza-las assim que tiver disponibilidade.

"Comorbidade é essencial, tem que ser prioridade. Mas dá para compatibilizar com professores, forças de segurança, para que a gente possa vacinar as pessoas o mais rápido possível", comentou Soranz.

Matérias Relacionadas