Moradora da Mangueira, em SG, denuncia esgoto entupido em sua rua
Poças de água suja também são problemas recorrentes

Moradores da Travessa Suzana de Almeida, no bairro da Mangueira, em São Gonçalo, relataram, nesta terça-feira (30), que estão vivendo verdadeiros pesadelos em dias de chuva. Isso porque as manilhas de esgoto da rua estão entupidas, impossibilitando o escoamento das águas das chuvas, que se misturam ao esgoto, causando poças pela via e alagamentos. Mesmo quando não há chuva, a situação é tão precária, que as poças de esgoto continuam vazando e ocupam regiões inteiras da rua, tornando difícil a passagem de moradores pelo local.
"Eu moro aqui desde os meus 13 anos e a única vez que tentaram resolver o problema foi nos anos 80. Há cerca de 2 anos, em 2019, uma representante da Departamento de Conservação e Obras (DCO veio aqui, desentupiu os esgotos e foi embora dizendo que voltaria e faria mais obras para resolver o problema das enchentes na rua. Ela nunca mais voltou. Todo governo é isso, eles prometem que vão resolver e nada, mas fazem obras em outros bairros de São Gonçalo. Antes, eu limpava tudo aqui, mas agora tenho medo com esse esgoto. Atualmente, continuamos reclamando com a prefeitura, mas eles não nos respondem", relatou a desempregada Lúcia Maria Pontes, de 63 anos.
A denunciante relatou ainda que a situação da rua piorou após a última chuva que ocorreu em São Gonçalo, há cerca de um mês. "A gente mora numa descida, então, o esgoto vem lá de cima aqui para baixo. Depois da última chuva em São Gonçalo, o esgoto aqui embaixo piorou, chegou até a entrar água de chuva misturada com esgoto em nossas casas, durante uma enchente. Depois que a chuva passou, as poças de água suja se formaram e o esgoto contaminou, já que ele continua vazando. Isso tudo é muito triste! Atrai mosquitos, ratos, além do mal cheiro, nem posso abrir as janelas da parte debaixo da minha casa, pois fede muito aqui fora e contamina tudo lá dentro. Até os carros aqui são destruídos nas chuvas. Eu quero que a Prefeitura desentupisse esse esgoto, limpe todo o lixo daqui e cimente a rua, para evitar mais problemas com enchentes", relatou Lúcia.
Procurada, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo informou que "a Secretaria de Desenvolvimento Urbano encaminhará uma equipe de vistoria ao local ainda hoje. A Prefeitura de São Gonçalo informa ainda, que, desde o início de janeiro, mantém equipes nas ruas da cidade, realizando o trabalho diário de limpeza de galerias e bueiros, a fim de minimizar o impacto das chuvas. A rua em questão é afetada pelo rio Marimbondo. Após solicitação do município, o Inea também está realizando o desassoreamento de rios e valões. O trabalho começou pelo rio Imboaçu e também será realizado no rio Marimbondo. A operação permanente de retirada de lixo e lama pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano prevê o trabalho de limpeza em toda a cidade".