Projeto socioambiental EcoCreche atua em comunidades de São Gonçalo
O projeto oferece curso que visa sensibilização em Educação Ambiental

Uma ação socioambiental de São Gonçalo está atuando em comunidades do município. O projeto EcoCreche é realizado pelo Centro de Assessoria ao Movimento Popular (CAMPO), em parceria com a Petrobrás, através do programa Petrobrás Socioambiental. O lema do projeto é “Cultivando Vidas Sustentáveis” e tem previsão inicial de 24 meses de atuação, tendo ocorrido 8 meses até o momento.
Ao todo, as ações ocorrem em oito creches comunitárias de diferentes comunidades da cidade, com foco na Educação Ambiental. Os temas abordados são água, preservação do ambiente, saúde; hortas comunitárias e biodigestores com o objetivo de diminuir a poluição das águas.
As populações das oito comunidades, que se beneficiarão das atividades do projeto EcoCreche, têm acesso limitado à água potável e não contam com tratamento de esgoto, sendo comum encontrar valas de esgotos a céu aberto. Na maioria dos casos o serviço de coleta de lixo é deficitário e a incidência de várias doenças cresce em lugares com saneamento precário. Com isso, há uma grande preocupação com a ausência de saúde e com o ambiente poluído.
O EcoCreche oferece também um curso que visa uma sensibilização em Educação Ambiental em parceria com a RIPeR (Rede de Informação e Pesquisa em Resíduos) da NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social) da UFRJ, e com pesquisadores do IdeiaSUS/Fiocruz e do Lavsa/Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
O curso terá carga horária de 96 horas e foi desenhado para coordenadores, educadores das creches e lideranças comunitárias das áreas em que o projeto está atuando. O objetivo é sensibilizar estes grupos que trabalham com crianças na primeira infância de maneira a multiplicar estes conteúdos entre a população do local. As aulas terão início nesta terça-feira (30).
Após a conclusão do curso serão formados Agentes Socioambientais Comunitários, que irão buscar promover mudanças através de boas práticas e conscientização local das comunidades.
“O nosso foco prioritário é educação da primeira infância, com as crianças matriculadas nas oito creches. Porém, visamos outros públicos como os responsáveis dessas crianças, jovens e adultos que receberão campanhas e capacitações”, disse Rodrigo Anis, coordenador de Comunicação do projeto.
Além disso, o projeto também realizará a construção de Biodigestores e Hortas Comunitárias, instalação de filtros de água e mais um curso: Comunicação Socioambiental, para jovens e adultos do local, em que haverá atividades do projeto através da criação de uma rede de comunicação e compartilhamento de conhecimentos e conquistas locais, além de dividir suas experiências com a própria comunidade e outras regiões.
A construção dos Biodigestores será uma ação concreta e de vivência prática na forma de tratamentos biológicos, reaproveitamento da água, reciclagem de nutrientes, geração de energia através da produção de gás metano, além da possibilidade da fertirrigação das hortas. Os Biodigestores e Hortas poderão ser instalados tanto nas creches comunitárias ou em outro local no território das comunidades atendidas pelo projeto, se houver viabilidade técnica. Caso não haja, serão propostas outras opções sustentáveis.
A construção das Hortas Comunitárias visa incentivar as crianças e seus familiares a terem um hábito da alimentação mais saudável, além de estimular os cuidados com a natureza, sendo uma excelente ferramenta da Educação Ambiental. As instalações dos filtros para a água potável serão realizadas nas casas das oito comunidades a partir do próximo mês.
Com isso, pretende-se deixar a essência do “Cultivando Vidas Sustentável”, promovendo uma nova visão de mundo nas comunidades.
O projeto também está realizando uma pesquisa para Diagnóstico Socioambiental, o link para preencher o formulário é esse: https://forms.gle/jj7nDDGi58YVpmxo9
Para saber mais sobre as ações sociais do EcoCreche, basta visitar as redes sociais do projeto:
Facebook: EcoCreche
Instagram: @ecocreche
Youtube: Projeto EcoCreche
WhatsApp de Rodrigo Anis: (21) 96994-2992
Sobre o curso de Comunicação Socioambiental
O projeto irá realizar 4 turmas deste Curso de Comunicação Socioambiental, com carga horária de 68 horas cada, com 20 alunos em cada turma totalizando ao final do projeto 80 alunos sensibilizados nessa formação. O curso conta com os seguintes módulos: Educação Ambiental Crítica, Marketing de Conteúdo – Estratégias de Comunicação Socioambiental, Composição Visual, Fotografia e Vídeo com smartphones e Edição e Avaliação do Material.
Devido à pandemia, a primeira turma está tendo aulas online ao vivo, além de contar com outras aulas que estão sendo gravadas para complementar o curso.
Confira as comunidades atendidas pelo projeto abaixo:
Centro Comunitário Batista Doce Lar, localizada no bairro de Itaoca;
Centro Comunitário do Salgueiro, localizada no bairro de Itaúna;
Centro Comunitário Amigos do Serpa – CEIC Estrelinha Azul, localizada no bairro Fazenda dos Mineiros;
Obra Social do Engenho Pequeno - CEIC Tia Madá, localizada no bairro Engenho Pequeno;
Grupo Comunitário Coração de Maria, localizada no bairro Jardim Catarina;
Obra Comunitária Jardim Bom Retiro, localizada no bairro Jardim Bom Retiro;
Obra Comunitária São Francisco de Assis no bairro do Jóquei Clube;
Obra Social do Boaçu localizada no bairro Boaçu;