Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Escritora Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

Moradora de uma favela em São Paulo, ela vendeu 3 milhões de livros, em 16 idiomas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de fevereiro de 2021 - 10:45
Imagem ilustrativa da imagem Escritora Carolina Maria de Jesus ganha título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

Uma das escritoras mais lidas do Brasil, moradora de uma favela em São Paulo, recebeu nessa quinta-feira (25) uma homenagem especial. Carolina Maria de Jesus, que morreu em 1977, ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas pelo G1.

Carolina Maria de Jesus começou a ficar famosa na década de 50, mas precisamente em 1958. Trechos do diário da catadora de papel, que vivia na favela do Canindé, em São Paulo, foram publicados pelo extinto jornal "A Noite".

Ela tinha cadernos com romances e poemas que começou a escrever na infância, em Sacramento, Minas Gerais, apesar de só ter estudado por dois anos. O primeiro livro, "Quarto de Despejo", foi um sucesso.

Ela vendeu 3 milhões de livros, em 16 idiomas, viajou pelo Brasil e atraiu multidões. No Centro do Rio, a rua da livraria teve que ser fechada na noite de autógrafos, e Carolina conquistou mais fãs, como Clarice Lispector.

Em entrevista ao G1, a filha de Carolina lembra do encontro: "Quando ela chega perto de Clarice Lispector, ela diz: você é uma grande escritora. E a Clarice responde: a grande escritora aqui é você, porque você escreve com a realidade", lembra Vera Eunice de Jesus.

Matérias Relacionadas