Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

São Gonçalo retoma vacinação de primeira dose para idosos e trabalhadores da saúde neste sábado (27)

Município segue aplicando nesta sexta-feira a segunda dose da CoronaVac

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de fevereiro de 2021 - 19:32
Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo retoma vacinação de primeira dose para idosos e trabalhadores da saúde neste sábado (27)

São Gonçalo retoma, neste sábado (27), a vacinação de idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos, que trabalham em hospitais da cidade ou que moram em São Gonçalo e atuam em hospitais de outros municípios. Nesta quinta-feira (25), a cidade retirou mais 2.860 doses da vacina CoronaVac da Coordenação Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói. Os imunizantes irão se somar às 11.380 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao município, na última quarta-feira (24), para continuar vacinando a população nas unidades de saúde, de segunda a sábado, das 8h às 17h.  

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo está vacinando com a segunda dose de CoronaVac os profissionais de saúde e idosos que receberam a vacina há mais de 21 dias. A imunização acontece em oito locais, três deles com drive thru, sempre de segunda a sábado, das 8h às 17h. Também recebem a segunda dose, em seus locais de trabalho e residências, os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19 e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas. Até às 16h desta quinta-feira (25), 9.983 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, sendo 664 de Ilpis e 878 trabalhadores da linha de frente entre quarta e quinta-feira.

Ao todo, a cidade vacinou com a primeira dose 34.224 pessoas, sendo 22.022 trabalhadores da saúde, 10.247 idosos com mais de 81 anos, 1.617 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 72 pessoas de residências terapêuticas e 266 acamados que são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Acamados - Idosos acamados ou com mobilidade reduzida com mais de 81 anos que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) começaram a ser vacinados em suas residências. O agendamento está sendo feito pelos agentes de saúde pessoalmente. Ao todo, devem ser vacinados 1.260 idosos nesta situação. Já em relação aos acamados que não são atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e ESF, parente ou responsável pelo idoso deve procurar o posto de saúde mais perto de sua residência para fazer o cadastro e solicitar a vacinação.

Nesta sexta-feira (26), podem se dirigir aos pontos de vacinação, os profissionais de saúde e idosos que foram vacinados com a primeira dose da vacina CoronaVac nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro. Todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina CoronaVac aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados.

Os demais idosos e profissionais da saúde devem aguardar ter 21 dias de vacinados para procurarem os pontos de vacinação. A pessoa não precisa ir ao posto exatamente no dia que completa 21 dias de vacinado. O intervalo entre a primeira e segunda dose pode ser de até 28 dias. Por isso, o intervalo do fim de semana também não afetará a imunização.

A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que irão informar quando a vacinação será retomada nas unidades de saúde e quem terá prioridade.

Locais de vacinação, das 8h às 17h:

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

–  Ginásio do Clube Mauá,

Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr .Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro  

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (somente drive thru)

– Umpa Nova Cidade

Dias de vacinação

– Quem tomou a primeira dose em: 03/02  Pode tomar a segunda dose nesta sexta-feira (26)

– Quem tomou a primeira dose em: 04/02  Pode tomar a segunda dose nesta sexta-feira (26) e na próxima segunda-feira (01/03)

– Quem tomou a primeira dose em: 05/02  Pode tomar a segunda dose de 26/02 e 01 e 02/03

Matérias Relacionadas