Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Após cinco anos de obra, quem vai consertar as ruas da Trindade?

A população já não crê mais que a situação irá melhorar

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 24 de fevereiro de 2021 - 09:00
Os moradores sofrem com os buracos nas vias da região
Os moradores sofrem com os buracos nas vias da região -

Os moradores da Trindade, bairro de São Gonçalo, sofrem constantemente com os enormes buracos nas vias da região. As crateras nas ruas Cuiabá, Curitiba, Vitória, Recife, Filipeia, Quadalajara, Uberlândia, Macaé, Juazeiro e na Avenida Humberto Soeiro de Carvalho (antiga Avenida São Paulo) são o resultado das obras de construção do sistema de saneamento na região, realizadas pela Secretaria Estadual de Ambiente (SEA). Os carros e coletivos que passam pelo local devem tomar cuidado para não terem o fundo de seus carros arrastados no chão. A população vive com a incerteza de quando isso vai melhorar. 

A cuidadora de idosos Dione Estrela, de 63 anos, mora na Rua Cuiabá. Ela relata que, por causa dos buracos e da falta de asfalto sua casa fica cheia de poeira. 

"Com a obra do governo, aqui ficou cheio de buraco, até com a calçada da minha vizinha eles acabaram. É uma poeirada danada! Quando não chove, os ônibus passam aqui na frente de casa e jogam poeira lá para dentro, temos sempre que ficar limpando a casa. Já quando chove, os buracos se tornam poças de água. Quem tenta reverter essa situação são os moradores e as empresas de ônibus. Sempre vem alguém aqui e joga uma areia fininha, quando faz obra em casa, para tentar resolver o caso, mas nunca resolve", contou ela. 

Moradores tem que limpar suas casas por causa da poeira da região
Moradores tem que limpar suas casas por causa da poeira da região |  Foto: Filipe Aguiar
 

Já a dona de casa Rosângela Sepúlveda, de 56 anos, disse que as obras aqui nunca são concluídas. "Aqui é horrível! Não era assim não, essa mudança ocorreu de uns anos para cá. Agora, até os ônibus passam aqui com cuidado, já que a rua é toda esburacada. Tem dia que a situação está tão crítica, que até os coletivos desistem e vão por outras ruas e nós é que sofremos. Antes da pandemia, tentaram consertar, veio a pandemia e tudo piorou. Eu já não acredito mais em uma solução", disse ela.

Os motoristas que passam pelo local também sofrem
Os motoristas que passam pelo local também sofrem |  Foto: Filipe Aguiar
 

Em julho de 2016, o SEA iniciou obras de saneamento do entorno da Baía de Guanabara. A construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, em São Gonçalo, beneficiaria inicialmente 230 mil pessoas, além de reduzir em 800 litros por segundo (média/dia) o volume de esgoto lançado in natura nas águas da baía através da Bacia do Rio Alcântara.

Essa não é a primeira matéria feita sobre o caso. Em 2019, O SÃO GONÇALO mostrou que outras pessoas da Trindade já sofriam com as obras na região. 

Em nota, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informou que "executa que, como o município de São Gonçalo não tem cadastro do subsolo e as interferências das obras do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) são muitas, por vezes, é necessário abrir a rua toda para  assentamento de um coletor de 150 mm. No entanto, uma nova vistoria será realizada nas referidas ruas, e todas as aberturas realizadas  terão o pavimento recomposto.

A implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara  é uma das frentes do serviço do Psam que é executado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. As intervenções abrangem a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); de um tronco coletor; implantação de rede coletora e elevatórias, além das ligações domiciliares de residências no entorno da obra. As intervenções contribuirão para que 1.200 litros de esgoto por segundo, in natura, deixem de seguir para a Baía de Guanabara, o que representa cerca de 41 piscinas olímpicas de esgoto por dia, que receberão tratamento. As obras estão previstas para serem concluídas em abril de 2023."

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, explicou que "já notificou o consórcio responsável pela realização das obras para que efetue os devidos reparos nas ruas danificadas. A secretária destacou que não houve fiscalização na gestão anterior para garantir a devida restauração dos locais que foram afetados pelo programa de saneamento ambiental. E adiantou que novas licença para a realização da segunda fase do programa foram suspensas pelo município e estão condicionadas ao término devido da primeira etapa. A secretaria já solicitou reunião com os representantes do consórcio para agilizar os trâmites e resolver a questão."

Matérias Relacionadas