Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Brasil recebe 2 milhões de doses da vacina de Oxford nesta terça-feira

Os imunizantes vieram da Índia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2021 - 15:23
Vacina de Oxford chegou nesta manhã em São Paulo
Vacina de Oxford chegou nesta manhã em São Paulo -

O avião com as 2 milhões de doses da vacina Astrazeneca chegou ao Brasil nesta terça-feira (23), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

As vacinas foram fabricadas pelo Instituto Serum e foram colocadas no avião nesta segunda-feira (22), na cidade indiana de Mumbai. Os imunizantes chegaram ao Brasil perto das 6h30, após uma escala em Dubai.

As doses terão que passar por algumas normas e trâmites alfandegários e depois seguirão para o Rio de Janeiro, em vôo da Latam. As doses da vacina chegarão ainda hoje (23) no aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador.

Os imunizantes vão para a Bio-Manguinghos/Fiocruz, local onde será realizada uma inspeção da temperatura e integridade dos produtos. Além disso, as doses receberão etiquetas com escrita em português e terão amostras levadas para análise de protocolo e certificação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

As doses devem estar disponíveis para imunização amanhã, tendo em vista todo o processo que irá acontecer hoje, os imunizantes só estarão prontos para distribuição na madrugada desta quarta-feira.

O Ministério da Saúde, em nota oficial, declarou que o Brasil tem expectativa de receber novos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Com esse material, a estimativa é que sejam fabricadas 12 milhões de doses da vacina pela Fiocruz em conjunto com a Oxford/Astrazeneca.

"A iniciativa de importar mais doses é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas no Brasil, com o objetivo de aumentar a oferta de imunizantes frente ao quadro epidemiológico da covid-19 no país", informou o Ministério da Saúde.

Matérias Relacionadas