Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Uso definitivo da vacina da Pfizer/BioNtech é aprovada pela Anvisa

A agência afirmou que é a primeiro registro de imunizante contra o coronavírus

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2021 - 13:42
A Anvisa aprovou o registro definitivo do imunizante da Pfizer
A Anvisa aprovou o registro definitivo do imunizante da Pfizer -

Na manhã desta terça-feira (23), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso definitivo do imunizante contra o coronavírus da Pfizer/BioNTech no Brasil. A agência comunica que é a primeira vacina contra o vírus no Brasil e em todo continente americano.

O registro permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. No entanto, o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses disponíveis a serem aplicadas.

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a covid-19, para uso amplo, nas Américas", disse, em nota, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro", completou Barra Torres.

A diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, destacou a importância do registro pela agência e como isso pode abrir caminho para a introdução de outros imunizantes.

"Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com sete locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia. O registro abre caminho para a introdução no mercado de uma vacina com todas as salvaguardas, controles e obrigações resultantes dessa concessão". 

Matérias Relacionadas