Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

São Gonçalo amplia postos de atendimento para vacinação contra Covid-19

Município inicia nesta quarta-feira aplicação da segunda dose da CoronaVac

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2021 - 09:00
Município inicia nesta quarta-feira aplicação da  segunda dose da CoronaVac
Município inicia nesta quarta-feira aplicação da segunda dose da CoronaVac -

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo começa a vacinar trabalhadores da saúde e idosos que já tomaram a primeira dose de CoronaVac na próxima quarta-feira (24). Para a imunização, a cidade ampliou os pontos de atendimento para oito, sendo três deles com drive thru, e que funcionarão das 8h às 17h. Foram incluídos o ginásio e o campo do Clube Mauá e o Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, os dois últimos exclusivos para drive-thru. O pólo sanitário de Rio do Ouro também voltará a vacinar. Além da segunda dose, a cidade começa a vacinar idosos com mais de 81 anos que são acamados ou têm mobilidade reduzida e são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) em suas residências. 

Só devem se dirigir a um dos pontos de vacinação aqueles que tomaram a primeira dose de CoronaVac em São Gonçalo e que já tenham 21 dias de vacinado. Para ser imunizado, deve-se ter em mãos o comprovante de vacinação da primeira dose de CoronaVac feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. Não é obrigatório tomar a segunda dose na unidade em que foi aplicada a primeira vacina. Quem não tiver o comprovante não será vacinado. 

Não há necessidade de correria aos locais de vacinação e nem de formação de filas antes da abertura dos pontos de atendimento. A segunda dose desse público – um total de 10.720 pessoas – já está reservada e pode ser administrada entre 21 e 28 dias após a primeira dose para garantir a eficácia. Os que foram vacinados com o imunizante Oxford/Astrazeneca devem aguardar o intervalo da vacina, que ainda não está disponível.  

Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida, a partir de 81 anos, que são atendidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF), serão vacinados em suas residências. O agendamento acontecerá pelos agentes de saúde pessoalmente. Ao todo, devem ser vacinados 1.260 idosos nesta situação. 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo retirou, na última nesta sexta-feira (19), 11.980 doses da vacina Coronavac da Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), no Barreto, em Niterói, sendo 10.720 para aplicação da segunda dose e outras 1.260 que serão para a primeira dose.

São Gonçalo segue imunizando com a segunda dose os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais e postos da linha de frente da covid-19, em seus locais de trabalho, e idosos em instituição de longa permanência (Ilpis) e residências terapêuticas. 

Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo aguarda novas remessas de vacinas para continuar vacinando a população com a primeira dose. 

Assim que nova remessa for entregue, o município deve prosseguir com a vacinação dos idosos a partir de 81 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos nos postos de saúde. A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que irão informar quando a vacinação será retomada nas unidades de saúde e quem terá prioridade.

 Locais de vacinação, das 8h às 17h

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

–  Ginásio do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr .Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

Pontos com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro  

– Centro de Tradições Nordestinas, Neves (somente drive thru)

– Umpa Nova Cidade

Matérias Relacionadas