Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Enel realiza fiscalização de cabos de telecomunicação em postes de Niterói

A ação terá início nesta segunda-feira (22)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de fevereiro de 2021 - 12:01
 iniciativa faz parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa
iniciativa faz parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa -

A Enel Distribuição Rio iniciará, a partir de segunda-feira (22), ações de fiscalização da fiação de telecomunicação dos postes no município de Niterói. O objetivo da iniciativa é regularizar toda a estrutura da fiação dos postes e retirar cabos e equipamentos que se encontram irregulares. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, será iniciada na Região Oceânica, e seguirá para outros bairros do município até o mês de abril. A iniciativa faz parte das atividades regulares do plano de fiscalização da empresa previsto para toda área de concessão. 

De acordo com as Resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local. O compartilhamento é o uso conjunto de uma infraestrutura da rede de distribuição aérea com as instalações das redes de telecomunicações. A gestão é feita pelo titular do poste e o serviço é realizado por meio de aluguel. 

“Em estudo recente realizado pela distribuidora, identificamos que essas normas não estão sendo cumpridas e muitas empresas estão sobrecarregando os postes da companhia, prejudicando a qualidade do fornecimento de energia e comprometendo a segurança dos clientes. Por isso, é necessário realizar inspeções como essa que faremos na cidade. Importante deixar claro também que todas empresas de telecomunicações foram previamente notificadas sobre essa iniciativa e sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento dos postes”, explica Tatiana Aranha, responsável pela área de Compartilhamento de Infraestrutura da Enel Distribuição Rio.  

Redução da poluição visual 

A distribuidora pretende realizar cerca de 400 regularizações e 2 mil fiscalizações por mês, com emissões de notificação em toda a sua área de concessão nos próximos dois anos. Com esta ação, a companhia pretende reduzir a poluição visual da rede no município e os riscos de acidentes envolvendo cabos soltos de telefonia. 

Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular ou para saber se uma empresa está cadastrada, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800 280 2375 ou pelo e-mail compartilhamento.brasil@enel.com.  

Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Matérias Relacionadas