Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Morador do Gradim denuncia árvore que cresce sobre a rede elétrica do local: "risco de morte"

Um galho começou a tombar nos fios da rede elétrica após um temporal em janeiro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 17 de fevereiro de 2021 - 16:48
Moradores se preocupam com galhos de árvore sobre rede elétrica de rua no Gradim
Moradores se preocupam com galhos de árvore sobre rede elétrica de rua no Gradim -

Os moradores da Travessa Washington Luis, no bairro do Gradim, São Gonçalo, temem que ocorra algum acidente elétrico por conta de uma árvore localizada na frente do número 135 da via. Desde fevereiro de 2020, os moradores observam que a árvore vem crescendo sobre a fiação elétrica, mas a situação piorou em janeiro deste ano, após um temporal. 

Moradores se preocupam com galhos de árvore sobre rede elétrica de rua no Gradim
Moradores se preocupam com galhos de árvore sobre rede elétrica de rua no Gradim |  Foto: Arquivo Pessoal
 

"Eu já reclamava com a prefeitura sobre o fato da árvore estar grande demais e sobre os fios da rede elétrica, mas nunca obtive retorno. No dia 14 de janeiro de 2021, após um temporal, um galho começou a cair e vimos que ele está literalmente por cima dos fios da rede elétrica, forçando a fiação. A partir daí, ficamos com medo. Falei com a prefeitura novamente e eles informaram que a Enel era quem deveria resolver isso. A Enel disse que precisa de uma autorização da prefeitura para cortar a árvore, ou seja, fica um jogo de empurra e ninguém resolve nada. Já a árvore, continua crescendo", contou Walace de Souza, de 37 anos. 

O morador do Gradim, que trabalha como analista de risco, pede que a árvore seja cortada, pois além do medo de acidentes elétricos, a mesma vem causando outros transtornos. "A nossa preocupação, além do medo de ficarmos sem luz por causa da árvore, é o risco de esses fios cederem diante do peso do galho e caírem sobre uma criança ou até um adulto mesmo. É um risco de morte! Queremos que essa árvore seja cortada, pois as raízes dela também estão crescendo e destruindo a calçada, por isso, só uma poda não resolveria a situação", desabafou Walace.

As raízes da árvore crescem e destroem a calçada da região
As raízes da árvore crescem e destroem a calçada da região |  Foto: Arquivo Pessoal
 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informa que a Enel possui o "Selo Verde", que permite que a concessionária de energia realize podas nas árvores - nesses casos em que os galhos estão crescendo por cima dos fios de rede elétrica - sem intervenção da prefeitura. No entanto, a secretaria informa que irá enviar uma equipe ao local para analisar o que pode ser feito.

A Enel Distribuição Rio informa que a árvore não estava tocando a rede da companhia, mas realizou a poda preventiva para eliminar qualquer risco na localidade.

Matérias Relacionadas