Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5,0741 Euro down 5,2058
Search

Operação fiscaliza gado no Estado do Rio

Auditores vistoriaram veículos que transportavam animais vivos no Noroeste Fluminense

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de fevereiro de 2021 - 19:18
Imagem ilustrativa da imagem Operação fiscaliza gado no Estado do Rio

Aconteceu nos últimos dias 4 e 5 a Operação Zebu IV, uma ação conjunta das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seappa-RJ). Os Auditores Fiscais da Receita Estadual e os agentes da Defesa Agropecuária vistoriaram veículos que transportavam gado vivo em estradas de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A fiscalização, que teve o apoio da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado da Casa Civil, encontrou 101 animais sem nota fiscal.

Durante a operação, foi verificada a emissão e a idoneidade dos documentos fiscais e o pagamento do ICMS devido. Em alguns casos também foi feita a contagem dos animais para checar a veracidade das informações apresentadas na documentação.

“O transporte de animais vivos deve ser acompanhado de documentação fiscal mesmo no caso de operações internas, quando não há cobrança de ICMS. O imposto é devido quando o gado vai para outro estado. Operações conjuntas, como essa com a Secretaria de Agricultura, visam intensificar o combate à sonegação fiscal e resguardar o cumprimento da legislação vigente”, afirma o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Almir Machado.

O secretário de Agricultura Marcelo Queiroz, orienta a todos os pecuaristas quanto à necessidade de realizar o transporte de animais com os documentos exigidos pela legislação. “Além da nota fiscal de venda, a Guia de Trânsito Animal assegura que o transporte é legal”, complementa o secretário. 

A Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Agricultura informa que os Núcleos de Defesa Agropecuária do estado estão atendendo demandas recebidas para emissão de documentos presencialmente ou por e-mail. A Operação Zebu IV é parte do programa “Na Mira da Receita Estadual”, criado para fortalecer o combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal, contribuindo para o aumento da arrecadação de impostos.

Matérias Relacionadas