São Gonçalo retoma vacinação nesta quinta-feira (11)

Município recebeu novas doses da vacina na última terça-feira (9)

Escrito por Redação 10/02/2021 14:23, atualizado em 10/02/2021 15:18
Distribuição de novas doses começou nesta quarta-feira (10)
Distribuição de novas doses começou nesta quarta-feira (10) . Foto: Leonardo Ferraz/O São Gonçalo

São Gonçalo recebeu 8,2 mil doses da vacina CoronaVac na última terça-feira (9). A mesma quantidade dessa nova remessa de vacinas continua retida na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), no Barreto, em Niterói, e só será retirada em data a ser definida pelo Governo do Estado para aplicação da segunda dose.

Nesta etapa, poderão ser vacinados idosos com mais de 87 anos que apresentem documento de identidade e carteira de vacinação. Eles terão prioridade na vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo informou que nesta quarta-feira (10), funcionários e pessoas de Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e pessoas de residências terapêuticas começaram a receber a segunda dose da vacina. A partir da quinta-feira (11), será retomada a imunização em profissionais de saúde e idosos. 

Após ser notificada pelo Ministério Público e receber criticas da Defensoria Pública do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mudanças no Plano de Ação Municipal para garantir que trabalhadores da saúde com mais de 60 anos tenham prioridade, assim como a população idosa do município. Também houve alteração nos locais e horário de atendimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, idosos acamados serão contemplados pela vacinação através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).Os profissionais de saúde com mais de 60 anos que poderão ser vacinados são: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

Para serem vacinados, os profissionais de saúde devem apresentar identidade funcional, comprovante de trabalho em área hospitalar de São Gonçalo, comprovante de residência de São Gonçalo (para os que não trabalham no município) e carteira de vacinação.

Os polos sanitários Hélio Cruz, em Alcântara; Washington Luiz, no Zé Garoto; as clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, e a Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Nova Cidade estarão aplicando as vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto no ponto facultativo do dia 15 de fevereiro e na terça-feira de Carnaval (dia 16 de fevereiro).

A prefeitura afirmou que as vacinas CoronaVac que vão imunizar com a segunda dose os profissionais da saúde da linha de frente nos hospitais públicos e particulares da cidade já começaram a ser administradas, desde a última segunda-feira (8), nos locais de trabalho. A prefeitura garante que todos os profissionais da saúde serão contemplados com a vacinação. Entretanto, a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme a disponibilidade de vacinas. Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, o município de São Gonçalo vem cumprindo o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, tanto na utilização e reserva das vacinas quanto no atendimento aos grupos prioritários.

Até o fim da tarde desta terça-feira (09), São Gonçalo vacinou 23.600 pessoas, sendo 21.726 trabalhadores da saúde, 437 idosos com mais de 90 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas