Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Arte e cultura se tornam elementos da praça pública em Maricá

Artista plástica Priscilla Fontes expõe obra na Praça Zarife

relogio min de leitura | Escrito por *Claudionei Abreu | 09 de fevereiro de 2021 - 17:00
Artista plástica Priscilla Fontes e Sady Bianchin, Secretário de Cultura de Maricá
Artista plástica Priscilla Fontes e Sady Bianchin, Secretário de Cultura de Maricá -

Um novo conceito de praça pública está sendo criado no município de Maricá. É preciso pensar esses espaços como locais que valorizam a cultura dos bairros, a convivência entre os moradores e também como um ambiente que deve produzir a sensação de pertencimento. Essas foram as ideias que guiaram a artista plástica Priscilla Fontes para criação de sua obra, que está em exposição na praça Zarife, em Itaipuaçu, Maricá. 

Moradora do Recanto de Itaipuaçu, em Maricá, Priscilla é artista plástica e faz trabalhos em áreas públicas. Na praça Zarife, que leva o nome de uma antiga moradora do bairro de origem libanesa, a artista desenvolveu um trabalho que consiste em um barco recuperado, coberto com papel e resina e totalmente transformado. O objetivo foi transformá-lo em uma jardineira para decorar o local.

"Esse barco eu quis trabalhar a ideia da brincadeira de crianças. As filigranas são dobraduras de papel recortado e depois pintados. O objetivo é que as pessoas façam contato com as suas própria memórias de infância, que é onde mora o mais puro do ser humano e as melhores lembranças. Busquei colaborar para que as pessoas busquem a sua própria essência, aquilo que está na nossa criança interior", diz a artista.

Barco foi reformado e decorado pela artista plástica
Barco foi reformado e decorado pela artista plástica |  Foto: Divulgação
 

Priscila reforça a importância de o espaço público ser ocupado pelas pessoas que moram no local e a ideia de pertencimento.

“Espaço urbano é um espaço de todo mundo. Quando as pessoas se apropriam do lugar, elas também vão fazer a preservação do espaço e mantê-lo mais bonito e cuidado. Um povo com uma cultura forte cria também uma cultura que resiste às intemperes da vida e não deixa nos rendermos às dificuldades", afirma.  

Formada pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Priscilla trabalhou por 20 anos como publicitária. Ela voltou a atuar no setor cultural em 2016, depois de ter chegado a exaustão na área onde trabalhava. Priscilla conta que voltou ao mundo das artes porque ela “gera um bem estar melhor e melhora a energia das pessoas que estão em volta”.

Priscilla Fontes é formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ
Priscilla Fontes é formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ |  Foto: Divulgação
 

Priscilla é um dos grandes nomes da cultura de Maricá e afirma que já está desenvolvendo uma série de projetos para a cidade, que espera levar à frente em parceria com o poder público.

"Eu vejo a possibilidade de estar coordenando trabalhos com diversos artistas da cidade. Maricá tem grande extensão territorial, tem vocação turística e muitos artistas, é um verdadeiro celeiro de artistas! Conheço artistas que me procuram frequentemente para integrar projetos e acredito que podemos fazer muitos trabalhos, em muitas áreas. Precisamos transformar verdadeiramente o espaço urbano e incluir no cotidiano da população a arte, os elementos de reflexão sobre a vida e sobre o viver", diz.

Além da praça Zarife, vários outros projetos estão sendo pensados por Priscilla para elevar a cultura já existente na cidade e reforçar os laços da comunidade com o seu próprio local, utilizando a arte como ponte para alcançar esse objetivo. Priscilla pretende realizar parcerias com outros artistas para poder usar as praças públicas como 'palcos' e aproximar o contato desses artistas com a população da cidade.

"Nós fizemos um grande avanço. Percebo que pude abrir o caminho para trazer novos artistas para a cidade e evolução para esse setor dentro do município", conclui.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas