Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Butantan testa vacina da CoronaVac contra variante originada na África do Sul

De acordo com o diretor do Instituto, existem grandes chances do imunizante proteger os indivíduos da variante P.1

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de fevereiro de 2021 - 22:43
Imagem ilustrativa da imagem Butantan testa vacina da CoronaVac contra variante originada na África do Sul

Nesta segunda-feira (08), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que a vacina CoronaVac está sendo testada contra a P.1 – variante da Covid-19 que se originou do Brasil, no estado do Amazonas. O diretor disse que o teste está sendo realizado com amostrar de pessoas vacinadas no país, e que em breve os resultados irão sair.

Dimas Covas ainda ressalta que pela maneira que a CoronaVac é produzida (com vírus inativo), existem grandes chances do imunizante proteger os indivíduos da variante P.1 do que a vacina da Oxford/AstraZeneca (que possui a proteína S como antígeno), por exemplo.

“Vacinas que só tem a proteína S têm apresentado um desempenho inferior, principalmente com essa cepa sul-africana. Não é o caso das vacinas de vírus inativo (CoronaVac). Já tem teste quanto a essas duas variantes, a variante inglesa e a da África do Sul, que mostraram um bom desempenho”, disse o diretor do Instituto Butantan.

A Universidade de Oxford informou que a vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca não conseguiu indicar resultados positivos contra a variante do novo vírus originada na África do Sul. Com isso, o governo sul-africano decidiu suspender a vacinação no país. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está produzindo a vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil.

* Agência Brasil 

Matérias Relacionadas