Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Paciente se recupera da Covid-19 em Itaboraí e é recebido com salva de palmas

Fábio Nelson Lucas Ferreira, de 66 anos, teve alta no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, na sexta-feira (05)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de fevereiro de 2021 - 19:32
Imagem ilustrativa da imagem Paciente se recupera da Covid-19 em Itaboraí e é recebido com salva de palmas

Nesta sexta-feira (05), o aposentado Fábio Nelson Lucas Ferreira, de 66 anos, recebeu alta depois de 38 dias internado, devido a contração da Covid-19, sendo 21 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí. A recuperação do paciente foi recebida com balões de gás e uma salva de palmas de familiares e profissionais da saúde da unidade.

“Só temos a agradecer a Deus e toda a equipe de profissionais dos hospitais”, disseram os parentes ao levar Fábio Nelson para casa. O aposentado havia procurado o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, depois de observar alguns sintomas do novo vírus, dois dias antes do réveillon. Ele então foi transferido para a unidade de retaguarda em Itaboraí, após passar pela consulta, medicações e de ser estabilizado.

Fábio Nelson foi levado ao CTI devido a baixa saturação e outras complicações causadas pela doença, onde ficou 21 dias internado, e nos 19 em ventilação mecânica. As visitas não eram permitidas para que ninguém fosse infectado, contudo, a família recebida todas as informações do estado de saúde do paciente por meio de ligações realizadas diariamente pelo médico do plantão.

Felizmente, o quadro clínico do aposentado foi melhorando aos poucos, e no dia 18 de janeiro ele finalmente foi transferido para a enfermaria. Na ocasião, Fábio se comunicou com a família através de uma chamada de vídeo com o auxílio dos assistentes sociais, onde pode dar boas notícias a todos, assim como nos dias que se seguiram até a sua alta.

EXAME DE SWAB

Os testes para a Covid-19 seguem sendo realizadas no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Colubande, ambos localizados em São Gonçalo. Os testes são feitos por meio da coleta de amostras da região nasal com swab (espécie de cotonete longo e estéril). O procedimento é realizado todos os dias, das 7 às 19 horas, em uma área montada com toda infraestrutura e segurança junto às emergências das unidades. O exame é gratuito e o resultado está saindo em menos de 48 horas.  

Para fazer a testagem, os pacientes devem baixar o aplicativo Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. Caso tenha algum tipo de dificuldade, a direção do hospital e da UPA, administrados pelo Instituto Ideas, colocou à disposição da população um grupo de funcionários para ajudar nesta etapa.  Eles auxiliam no cadastro e o exame é feito na hora. Nos últimos dois meses cerca de 30 mil exames já foram realizados nas unidades.

Matérias Relacionadas