Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Moradores de bairro de Itaboraí reclamam que estão sem água há 15 dias

Denunciantes têm que transportar água em baldes

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes* | 05 de fevereiro de 2021 - 14:00
Os moradores alegam que estão sem água desde o dia 20 de janeiro
Os moradores alegam que estão sem água desde o dia 20 de janeiro -

Moradores da Aldeia da Prata, bairro de Itaboraí, estão há cerca de 15 dias sem água em suas casas por causa de um problema elétrico na bomba da região. Segundo denunciantes, a bomba deu defeito no dia 20 de janeiro, mas, no dia 25 a prefeitura foi ao local e recolheu o aparelho na intenção de realizar a reparação. Até o momento, no entanto, ninguém tem respostas de quando essa bomba voltará a funcionar. Os moradores estão tendo que utilizar a água de poços artesanais da região e transportam o líquido em baldes nesse calor de 40°C. O desespero e a indignação tomam conta dos denunciantes.

"Ninguém nos dá resposta e, com isso, temos que pegar a água com os vizinhos que tem poços artesanais. Acabamos transportando cerca de 5 baldes por dia e usamos a água para as prioridades, como alimentação e tomar banho. Nem roupa eu estou lavando mais para não acabar com a água dos baldes. Com criança em casa, não dá pra ficar sem água", contou a técnica de enfermagem Manoella de Moraes, de 26 anos.

Maciel Santos, de 59 anos, é presidente da Associação de Moradores do bairro Aldeia da Prata- Itaboraí (AMAP). Em seu relato, ele disse que já tentou falar com a prefeitura várias vezes e ainda não obteve resposta. "Com esse calor de 40°C tá demais, o calor tá ofensivo, a bomba acabou quebrando na hora errada. Eu lembro que colocaram essa bomba aqui há 1 ano e meio, ela é nova e o pessoal que a instalou disse que ela duraria uns 5 anos, mas ela já deu problema. A água de cerca de 80% da população do bairro vem desse poço da prefeitura, que utiliza a bomba para encaminhar o líquido para todas as casas. Agora, a gente liga para lá e ninguém nos responde, não dão nem um prazo", contou ele que também é pintor.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Itaboraí informou, por meio de assessoria de imprensa, que "enviou técnicos para retirar a bomba hidráulica da localidade e que foi constatado também problemas no quadro elétrico. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por isso, foi necessário também iniciar a troca de toda a parte elétrica e não só o reparo da bomba. Para amenizar os problemas de falta d'água dos moradores de Aldeia da Prata, enquanto os reparos são finalizados, a Prefeitura informa que está entrando em contato com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) para encaminhar um caminhão-pipa ao bairro".

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas