Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Primeiro milhão aos 23 anos: gonçalense usa as redes sociais para descomplicar o mercado de ações

Guto quer acabar com o preconceito que existe na área do mercado financeiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de fevereiro de 2021 - 19:12
Gutheryo conquistou estabilidade financeira com o que aprendeu do mercado financeiro
Gutheryo conquistou estabilidade financeira com o que aprendeu do mercado financeiro -

O mercado financeiro está em alta. Poucas são as pessoas que não cruzaram com algum anúncio relacionado ao tema em alguma rede social. Apesar de atrativa, a área é como um enigma para muitos que procuram entender mais sobre o mercado. Buscando descomplicar o assunto, o jovem gonçalense de 26 anos, Gutheryo Cavalcante, também conhecido como Guto, utiliza as redes sociais para ensinar os pormenores do mercado financeiro e acabar com o preconceito gerado sobre está área que tem chamado a atenção de cada vez mais pessoas.

Atualmente em Florianópolis, Santa Catarina, Gutheryo já foi morador de diversos bairros de São Gonçalo, como Mutuapira, Bairro Antonina, Boaçu e Centro. Embora já tenha conseguido seu primeiro milhão aos 23 anos, nem tudo foi fácil no começo. O jovem investidor lembra que precisou batalhar para conseguir hoje viver de investimentos e dar a vida que sempre sonhou aos familiares.

Enquanto estudava na faculdade de Direito, estagiava e trabalhava com eventos, o jovem começou a estudar sobre o mercado e aprendeu quase que na prática por meio de uma plataforma na internet que simula a bolsa brasileira. Após a prática e aprofundamento nas técnicas de investimento, depois de tanto estudo, o jovem conseguiu finalmente atingir o objetivo inicial e, percebendo que daria para ter uma renda do que começou como um hobby em 2013, ele começou as mudanças na carreira e no modo de pensar da família e dele mesmo.

“Quando eu comecei a ganhar mais dinheiro no retorno dos meus investimentos do que propriamente na minha área de atuação, nos trabalhos que eu fazia e até nos eventos que eu realizava, eu percebi ali que isso realmente era o futuro, meu futuro, e que realmente daria para viver disso e dar para minha família uma condição melhor, assim como eles começaram a investir e perceberam isso também. Então foi ali que eu percebi que eu poderia realmente viver só disso e estava evoluindo financeiramente", explicou.

Compartilhar suas dicas sobre mercado financeiro, bolsas internacionais, opções binárias, Forex e criptomoedas apenas com a família não foi suficiente, então Guto decidiu ir além e começou a marcar presença nas redes sociais. Com mais de 22 mil seguidores no Instagram (@comoinvestir), o jovem repassa para seus seguidores o mesmo ensinamento que passou para parentes e amigos. Com uma linguagem mais natural e menos técnica, o jovem desmitifica o mercado financeiro e mostra que a bolsa de valores não é um bicho de sete cabeças.

Segundo Guto, seu principal objetivo é tirar todo o estigma e preconceito que essa área vem recebendo nos últimos anos.

"Eu comecei a fazer conteúdo e tentar ensinar as pessoas e compartilhar meu conhecimento quando eu percebi que, dessa forma, eu poderia modificar o pensamento sobre mercado financeiro, sobre algumas áreas do mercado, principalmente as mais recentes como criptoativos [...] Todos esses investimentos e até mesmo o Day Trade é visto com um olho muito preconceituoso pelo fato da grande e esmagadora maioria não ter resultados com este tipo de mercado. Mas a resposta é muito simples: O médico estuda cinco anos da vida dele, depois ele faz residência e se especializa para começar realmente a atender como médico. E as pessoas acham que no investimento ou trabalhando como um day trader elas vão ter resultados em uma, duas semanas ou em meses. Então é uma profissão como outra qualquer e eu precisava mostrar isso para as pessoas e tirar da cabeça delas que é algo muito fácil, algo que com pouco dinheiro você fica milionário da noite para o dia e começar a ter uma vida muito luxuosa", ressaltou.

Com o mercado de ações em alta, é natural que tenham surgido aproveitadores que vendem a ideia de conseguir dinheiro fácil através das ações. Guto, no entanto, quer provar que, diferente dos aproveitadores, ele está na internet realmente para ajudar aqueles que querem iniciar, mas não sabem por onde.

"O fato é que muita gente mostra e vende essa imagem de luxo e essas pessoas acabam manchando muito essa profissão, esse mercado. Então por esse motivo eu decidi fazer alguma coisa pelo mercado, mostrar para as pessoas qual é a realidade, que existem sim muitas pessoas que fazem a gente virar piada, mas existe também aquela parcela que faz da maneira certa, que realmente tem resultados como em vários mercados. Assim como existem cirurgiões plásticos que não executam bem suas tarefas e são rotulados de açougueiros, carniceiros. É basicamente a mesma coisa.", completou.

Mas o milionário de 23 anos não quer parar pela internet, ele ainda quer fazer mais, principalmente por aqueles que possuem poucas oportunidades de ascensão social. Guto também quer dar um retorno ao local onde foi criado e tudo começou: São Gonçalo.

O jovem também quer criar uma empresa de Investimento-Anjo antes dos 30 como uma forma de dar as ferramentas necessárias para as pessoas que tenham o mesmo sonho que ele os mesmos projetos, mas ninguém que possa ajudá-las. Nesse sentido, para Guto, o importante não é o lucro que pode conseguir com as empresas que ajudar a crescer, mas o quanto a ajuda dele foi importante o crescimento.

"Eu sei que eu posso começar a me empenhar muito mais pelo lugar de onde eu vim, que me acolheu e por onde tive a minha trajetória. Então, por esse motivo, São Gonçalo sempre é um dos lugares que passa pela minha cabeça quando o assunto é ajudar pessoas, melhorar a vida de alguém. São Gonçalo sempre vem à minha cabeça porque eu tenho muita história nesse lugar", disse.

Após todas estas conquistas, como casa, carros de luxo e projetos de filantropia em ação, muitos podem se acomodar e achar que chegaram no ponto máximo da carreira. Guto, porém, acredita que isto seja apenas o começo e que mais coisas estejam por vir.

“O meu sentimento vendo tudo que eu conquistei até agora é um sentimento de ‘eu posso fazer mais, eu quero fazer mais’. Um sentimento de 'eu caminhei muito pouco ainda, tem muita estrada, um sentimento incompleto, eu diria'. Ainda tem muito mais coisa para eu fazer, muito mais gente para ajudar, muito sonhos para conquistar e os maiores sonhos da minha vida eu não conquistei ainda e eu acredito que quanto mais você sonha e mais você alcança, maiores são os seus sonhos. Eu tenho muito orgulho do que fiz até agora, mas é só o começo.”, finalizou. 

Matérias Relacionadas