Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Verão 2021: Confira dicas de bebidas saudáveis e refrescantes para enfrentar o calor!

A lista de drinks para o verão pode incluir bebidas alcoólicas ou não

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes* | 29 de janeiro de 2021 - 08:45
Um dos principais drinks recomendados é o 'Picante'
Um dos principais drinks recomendados é o 'Picante' -

Sol quente, calor de 40°C, suor constante e a sensação de viver dentro de uma sauna... essas são as características do verão carioca neste ano de 2021. Pensando nisso, e em uma dieta divertida e nutritiva, O SÃO GONÇALO selecionou alguns drinks (alcoólicos ou não) fáceis para você se refrescar nesse verão e conseguir ter um momento em família fazendo essas receitas. 

Um dos drinks mais famosos e comuns do verão brasileiro foi indicado pelo tecnólogo em Processos Gerenciais e estudante de Engenharia de Produção Matheus Pereira de Souza Soares, de 23 anos. A Caipirinha é conhecida como um 'drink brasileiro' mesmo em outros países e, por isso, não poderia ficar de fora das dicas para este verão. 

A receita de Matheus da famosa Caipirinha consiste em:

A 'Caipirinha' é um drink conhecido internacionalmente
A 'Caipirinha' é um drink conhecido internacionalmente |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Ingredientes:

-1 limão partido em 8 partes

-5 pedras de gelo

-2 colheres de açúcar

-100ml cachaça/vodka

Modo de preparo: Macerar os limões junto com as duas colheres de açúcar. Misturar. Adicionar as pedras de gelo e por último a cachaça/vodka. Sacudir durante uns 30 segundos numa coqueteleira ou recipiente similar. Servir em um copo que comporte todo o material. 

A 'Caipirinha' pode ser feita com limão ou morango, por exemplo
A 'Caipirinha' pode ser feita com limão ou morango, por exemplo |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Para quem quiser incrementar, Matheus ainda recomenda a substituição do limão por outras frutas, como maracujá, morango e abacaxi. E o açúcar pode ser substituído pelo leite condensado.

Segundo o jovem estudante de 23 anos, a bebida faz sucesso entre sua família há cerca de um ano. "Meus amigos e familiares amam esse drink, principalmente no calor. O limão sempre é uma boa pedida quando o assunto é se refrescar, e junto ao gelo fica uma combinação perfeita", disse o morador da Covanca, que afirmou que a grande vantagem do drink é que "é tão gostoso que é difícil perceber o gosto do álcool". 

Já a nutricionista Flávia Freitas, de 27 anos, que trabalha na Clínica Magrass, localizada em Icaraí, Niterói, recomendou algumas dicas de bebidas que também misturam frutas e ingredientes inusitados. O primeiro drink de Flávia é de maracujá, o segundo é um mojito adaptado (com hortelã e água com gás), o terceiro é mais "picante" e mistura gin, canela e gengibre e o quarto mistura morango e manga.

Drinque de maracujá

O 'Drinque de Maracujá' leva folhas de hortelã
O 'Drinque de Maracujá' leva folhas de hortelã |  Foto: Divulgação
 

Ingredientes:

-1 Maracujá,

-Folhas de hortelã

-Club Soda (ou água com gás)

Modo de preparo: Colocar os ingredientes na coqueteleira e mexer por alguns segundos. Coloque gelo a gosto e sirva em um copo com uma folhinha de hortelã na ponta, para oferecer um toque mais especial. 

Mojito adaptado

O 'Mojito Adaptado' precisa de bastante gelo
O 'Mojito Adaptado' precisa de bastante gelo |  Foto: Divulgação
 

Ingredientes:

-8 folhas de hortelã

-½ suco de um limão

-Bastante gelo

-Água com gás ou água citrus,

-Adoçante a gosto.​

Modo de preparo: Comece com o gelo após água o suco do limão adoçante e por último as folhas de hortelã.

Picante (primeira foto da matéria)

Ingredientes:

-300ml de água com gás

-100ml de GIN

-Meio limão espremido

-Muito gelo,

-Raspas de gengibre.

-Pedaço de canela em pau

Modo de preparo: Colocar os ingredientes num copo.

Drink de Morango com Manga

O 'Drink de Morango com Manga' mistura duas frutas amadas pelos brasileiros
O 'Drink de Morango com Manga' mistura duas frutas amadas pelos brasileiros |  Foto: Divulgação
 

 Ingredientes:

-½ Manga (picada)

-1 xícara (chá) de Morangos (picados)

-1 colher (sopa) de Mel

-1 litro de Refrigerante de Limão

Modo de preparo: No liquidificador adicione ½ manga picada, 1 xícara (chá) de morangos picado, 1 colher (sopa) de mel, ½ xícara (chá) de suco de laranja e bata bem e leve para gelar. Em um copo com gelo adicione ⅓ de suco e complete com água com gás e aproveite.

Para finalizar, a nutricionista também nos passou uma receita de um picolé detox que mistura produtos naturais e saudáveis com a maravilhosa sensação de degustar um sorvete:

Picolé Detox

O 'Picolé Detox' é uma dica especial
O 'Picolé Detox' é uma dica especial |  Foto: Divulgação
 

Ingredientes:

-2 Rodelas de abacaxi

-Suco de limão

-2 folhas de couve

-1 maça

-Hortelã

Modo de preparo: Bata no liquidificador duas rodelas de abacaxi sem miolo, 1 copo de suco de um limão, 2 folhas de couve, e uma maçã com casca e sem sementes. Bata até ficar uma mistura homogênea. Coe e bata de novo com mais ou menos 6 folhas de hortelã (pode variar de acordo com o seu gosto). Depois despeje na forma de picolé e leve ao freezer até congelar.

Segundo Flávia, todas essas receitas são importantes para uma dieta saudável neste verão. "São excelentes por diversos fatores, um deles é manter a hidratação do corpo, já que no verão é normal que as pessoas suem mais e o suor leva o organismo a perder água e sais minerais. Podemos amenizar esses efeitos consumindo os drinks, pois vamos aumentar o aporte desses nutrientes através das frutas. 

Os drinks funcionais vão nos manter hidratados, repor mineiras perdidos, além de ser um bebida super refrescante e de baixo valor calórico. Lembrando sempre optar por fazer com chás e água gasificada, evitando bebidas muito açucaradas e, preferencialmente, para adoçar é importante fazer o uso de adoçantes naturais", concluiu a profissional.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas