Hospitais em São Gonçalo seguem realizando testes da Covid-19

Para conseguir fazer a testagem é necessário baixar o aplicativo 'Dados do Bem'

Escrito por Redação 26/01/2021 21:16, atualizado em 26/01/2021 22:12
. Foto: Divulgação


O Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Colubande, ambos em São Gonçalo, continuam realizando o teste para Covid 19 ( RT-PCR ), feito através da coleta de amostras da região nasal com um swab ( espécie de cotonete longo e estéril ). O procedimento é realizado todos os dias, das 7 às 19 horas, em uma área montada com toda infraestrutura e segurança junto às emergências das unidades. O exame é gratuito e o resultado está saindo em menos de 48 horas. 

 

Para fazer a testagem, os pacientes devem baixar o aplicativo Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. Caso tenha algum tipo de dificuldade, a direção do hospital e da UPA, administrados pelo Instituto Ideas, colocou à disposição da população um grupo de funcionários para ajudar nesta etapa.  Eles auxiliam no cadastro e o exame é feito na hora. 

 

Desde que os exames para identificação do coronavirus no organismo tiveram início nas unidades de saúde de São Gonçalo, há cerca de dois meses, o Governo do Estado já contabilizou 26.445 exames realizados. "Atendemos o usuário agendado, assim como a demanda espontânea, ou seja, aquela pessoa que procura a unidade em busca de orientação. Fazemos o acolhimento, o cadastro e realizamos o exame em seguida", explicou o Diretor do Heat, Raphael Riodades. 

 

A comerciária Janete Borges, de 38 anos, moradora do município de Itaboraí, procurou a UPA do Colubandê na tarde desta terça-feira (26) com febre, dor no corpo e perda do olfato e paladar. "Os funcionários me ajudaram a preencher o cadastro e em seguida fiz o exame. Depois fiz uma ficha para atendimento médico. Estou indo para casa medicada, orientada e mais tranquila", garantiu. 

 

APLICATIVOS

 

 O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. 

 

QUEM PODE TESTAR

 Voltada à pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19.

 

RT-PCR

 

Feito através da coleta de amostras da região nasal com um Swab, espécie de cotonete longo e estéril. Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também. 


Dados do Bem - Iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox , que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. O aplicativo cria mapas de contágio e mostra os locais com maior índice de contaminação. Os resultados vão auxiliar a população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

. Foto por Divulgação
. Foto por Divulgação
. Foto por Divulgação
. Foto por Divulgação
. Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas