Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

TikTok é banido na Itália após morte de criança em desafio online

Aplicativo será bloqueado no país até o dia 15 de fevereiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de janeiro de 2021 - 09:55
Morte de criança em desafio no TikTok gerou o bloqueio do aplicativo na Itália
Morte de criança em desafio no TikTok gerou o bloqueio do aplicativo na Itália -

Após a morte de uma garota de 10 anos em um "desafio do apagão" do TikTok, o governo italiano decidiu bloquear o aplicativo no país. Antonella participou do desafio e acabou morta com um cinto amarrado no pescoço.

O órgão de proteção de dados italiano determinou que o aplicativo necessita cumprir uma norma local e precisa comprovar que é possível saber a idade dos usuários. Na Itália, menores de 14 anos precisam de um consentimento declarado dos pais para utilizar as redes sociais. As regras do TikTok afirmam que somente maiores de 13 anos podem ter um perfil. No entanto, o sucesso do app entre crianças mostra que a fiscalização não acontece.

O TikTok será bloqueado na Itália até o dia 15 de fevereiro para usuário sem a idade verificada. Entretanto, como não há checagem, todos os oito milhões de usuários italianos serão afetados e não poderão acessar a rede social.

Segundo a Folha de São Paulo, o TikTok poderá ser multado em 4% de seu faturamento caso não cumpra o decreto. Um porta-voz da rede social comentou a decisão em nota:

"Privacidade e segurança são prioridades máximas e estamos constantemente trabalhando para fortalecer nossas políticas, processos e tecnologias para proteger toda a nossa comunidade e nossos usuários mais jovens em particular”, disse a nota.

Matérias Relacionadas