É oficial: Rio de Janeiro terá carnaval duas vezes ao ano

Agora, cariocas também poderão curtir a folia em julho

Escrito por Redação 13/01/2021 16:33, atualizado em 13/01/2021 17:29
Agora, cariocas também poderão curtir a folia em julho
Agora, cariocas também poderão curtir a folia em julho . Foto: Divulgação

Já pensou em curtir um bloco de carnaval durante o dia e aproveitar algumas festas de São João que costumam ser realizadas em julho? Isso se tornou possível para os cariocas graças à sanção do governador em exercício, Claudio Castro (PSC), a um projeto de lei que cria a nova data no estado.

No Diário Oficial desta terça-feira, 12, o governador sancionou a Lei nº 9.174, que altera o calendário oficial do estado e inclui o "CarnaRio - Carnaval fora de época", a ser comemorado anualmente no mês de julho. O projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) pelo deputado estadual Dionísio Lins (PP). 

Segundo o projeto, a medida visa estimular o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços durante o período de férias escolares. O carnaval tem grande importância para o estado do Rio. Os dados consolidados mais recentes, de 2019, mostram que o carnaval injetou R$ 3,8 bilhões na economia do Rio de Janeiro, com mais de um milhão e meio de turistas na cidade e a ocupação da rede hoteleira em mais de 90% durante o período carnavalesco. A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura.

“A segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas. Outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados em nosso país possuem seus carnavais fora de época como atração turística“, justificou o deputado.  

Vale ressaltar que a nova data criada não tem relação com o carnaval que pode acontecer este ano em julho, que será realizado exclusivamente devido à pandemia do Covid-19. O carnaval de 2021 ainda depende do avanço da vacinação e, se for acontecer, será votado em Brasília um feriado apenas para realização em 2021. Já o CarnaRio poderá ser realizado todos os anos.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas